Extensão

Espaço do Conhecimento tem programação especial na semana da criança

Sessões no planetário, caça ao tesouro e mergulho na cultura africana estão entre os destaques da agenda

Planetário terá programação especial na Semana das Crianças do Espaço do Conhecimento UFMG
Planetário exibirá o filme Da Terra ao Universo Lucas Braga / UFMG

Caça ao tesouro, viagem pelos oceanos, criação de personagens, sessões no planetário, atividades de astronomia e um mergulho na cultura africana. O Espaço do Conhecimento UFMG preparou para a semana da criança uma extensa programação de oficinas, sessões de contação de histórias, brincadeiras e passeios por exposições.

A maratona começa nesta terça-feira, dia 10, quando as crianças serão convidadas a desbravar o mar na atividade Diário de bordo: história dos navegantes, a partir das 11h. Na contação de histórias, os visitantes poderão embarcar em uma viagem pelas grandes navegações, época em que o ser humano decidiu explorar os mistérios do além-mar, por meio de lendas marítimas povoadas por monstros marinhos, tempestades e naufrágios.

Na quarta-feira, dia 11, a astronomia e a ciência tomarão conta do Espaço. Às 11h, na oficina Fábrica de planetas, as crianças poderão criar o próprio planeta com pincel, tinta e uma bola de isopor e conversar sobre a formação dos sistemas planetários já descobertos pela ciência. Mais tarde, às 14h, a oficina Brincando de ser cientista desafiará os sentidos e a intuição por meio de uma atividade que estimulará a descoberta de um objeto dentro de uma caixa sem que se possa abri-la. Os participantes deverão solucionar o mistério por meio da aplicação de alguns métodos científicos, como o desenvolvimento de argumentos e hipóteses. A atividade brincando de ser cientista também ocorrerá na quinta-feira e no sábado, às 11h. Já a Fábrica de planetas voltará a ser realizada na quinta, 12, às 14h, sexta,13, às 11h, e no domingo, 15, às 14h.

Ainda na quarta-feira, às 15h, a exposição de longa duração, Demasiado humano, será o palco de uma divertida caça ao tesouro. Na atividade Perdidos na ilha do conhecimento, as crianças vão descobrir instrumentos de sobrevivência, registro e rastro de outras culturas, fantasiados e carregando lupas e mapas.

No Dia das Crianças, 12 de outubro, a partir das 15h, a Oficina arte: colagem estimulará garotos e garotas a criarem sua própria obra de arte com pedaços de revistas, jornais e livros. No dia seguinte, 13, a arte continua na pauta das atividades do Espaço, com Jogos e brincadeiras teatrais, em que as crianças são convidadas a deixarem a timidez de lado e se divertirem com técnicas teatrais.

No sábado, dia 14, às 15h, a cultura africana será o centro da atividade Cosmogonia yorubá e outras histórias, que integra a exposição Demasiado humano. Os visitantes serão apresentados à narrativa do povo Yorubá, que habitava a região da Nigéria, sobre o surgimento do mundo e do ser humano. Segundo a tradição, uma galinha ajudou a espalhar a terra primordial do planeta, fruto de missão dada por um grande orixá aos seus filhos. As visões maia, maxacali, judaico-cristã e grega sobre o surgimento do universo também serão abordadas.

A semana da criança será encerrada com um passeio diferente pela exposição Demasiado humano. No domingo, dia 15, os mediadores e o público batem um papo sobre origem do universo, surgimento da vida e vários outros assuntos abordados pela mostra. A mediação coletiva começa às 15h.

Planetário

Durante toda a semana, o planetário exibirá sessões especiais de produções como o filme Da Terra ao Universo, recém-lançado no museu, que mostra os vários mundos do Sistema Solar e a vastidão das galáxias.

As sessões estão agendadas para terça, às 16h, quinta, sexta e domingo, das 13h às 16h, e sábado das 13h às 20h. Todas as atividades têm classificação livre e entrada gratuita. Para participar, é preciso retirar um bilhete na recepção.

Algumas oficinas da semana estão sujeitas à lotação, com o número máximo de 20 vagas. Toda a programação da semana pode ser consultada no site do Espaço do Conhecimento, localizado na Praça da Liberdade, 700. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-8350.