Arte e Cultura

Espaços da UFMG participam da 21ª Semana Nacional de Museus

Neste ano, evento destaca contribuição da produção cultural para o bem-estar, saúde mental e sensibilização ambiental

Sessão de planetário sobre astronomia indígena é uma das atividades oferecidas pelo Espaço do Conhecimento
Sessão de planetário sobre astronomia indígena é uma das atividades oferecidas pelo Espaço do Conhecimento Imagem: Núcleo Audiovisual EC | UFMG

Realizada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 21ª Semana Nacional de Museus conta, mais uma vez, com a participação de espaços culturais da UFMG na programação. Neste ano, a semana, que marca a celebração do Dia Internacional dos Museus – comemorado na próxima quinta-feira, 18 de maio –, mobiliza instituições de todo o país para tratar da temática Museus, sustentabilidade e bem-estar

O Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) participa anualmente do evento. Neste ano, a programação, que começa nesta segunda, 15, e segue até o domingo, 21, inclui atividades presenciais gratuitas, como oficinas, exibições na fachada digital e sessões de planetário – única atividade para a qual é cobrado ingresso, nos valores de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). 

Além disso, o Espaço também abriga atividades digitais, como o lançamento de texto educativo em formato de blog e um episódio de podcast acerca do tema bem-estar e museus. Detalhes da programação podem ser consultados no site do Espaço do Conhecimento. Também é possível acompanhar pelo Instagram, Twitter e Facebook.

Renasce Museu
O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG também participa da 21ª Semana Nacional de Museus, com diversas atividades gratuitas, destinadas a pessoas de todas as idades. No local, as atividades têm início na próxima quinta-feira, 18, e seguem até a quinta da semana seguinte, 25.
A programação se inicia com o lançamento on-line da plataforma Renasce Museu, que terá suas funcionalidades apresentadas ao público por meio de vídeos curtos publicados no canal do Museu no YouTube e no perfil no Instagram. No mesmo dia, haverá uma visita presencial à reserva técnica do espaço. 

A programação inclui, ainda, oficinas e minicursos nos dias 19 e 20, além de palestra sobre acessibilidade, no dia 25. A programação detalhada pode ser consultada no site do MHNJB e acompanhada nas redes sociais: Facebook e Twitter.

Com assessorias de comunicação do Espaço do Conhecimento e do MHNJB