Formas de Ingresso

Especialização da Fale prepara bacharéis para o uso da linguagem jurídica

Inscrições estão abertas até 20 de dezembro

Curso promove reflexões acerca da prática da textualização na área jurídica
Curso promove reflexões sobre a prática da textualização na área jurídica Foto: Lucas Baga | UFMG

Está aberto o processo seletivo para o Curso de Especialização em Linguagem Jurídica da Faculdade de Letras (Fale). A formação terá início em março de 2023 e será ministrada inteiramente online, pela plataforma Zoom. Composto de um bloco de nove disciplinas, o curso terá aulas síncronas gravadas aos sábados, das 10h às 12h, e atividades assíncronas, propostas ao longo das disciplinas, que podem ser desenvolvidas conforme a disponibilidade de cada aluno.

A formação busca promover a capacitação na área de Linguagem e de Direito, por meio de discussão ampla e fundamentada acerca de temas que abordam a prática jurídica do ponto de vista da linguagem como construção social, cultural e normativa. Para isso, são trabalhadas a retórica e a argumentação, a formação multilinguística e os usos linguísticos contemporâneos. O corpo docente do curso atua nos programas de mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos e em Direito na UFMG.

Pragmática, semântica argumentativa, retórica...
A especialização é direcionada a bacharéis em Direito, Letras e áreas afins. Os alunos são conduzidos a reflexões acerca da prática da textualização na área jurídica por meio dos campos da pragmática da comunicação, da semântica argumentativa, da retórica, da variação e norma linguísticas. O pós-graduando terá contato, ainda, com conhecimentos fundamentais das textualidades jurídicas de formação clássica, como o grego e o latim, além de língua inglesa acadêmica aplicada ao Direito.

Os interessados têm até 20 de dezembro para se inscreverem pelo site da Fundep. Após a inscrição, a documentação deve ser enviada por meio de formulário eletrônico específico até a mesma data. Das 40 vagas disponíveis, 10% estão reservadas gratuitamente a candidatos carentes e de servidores da UFMG, com isenção total ou parcial das taxas e mensalidades, desde que aprovados em processo seletivo.

A taxa de inscrição é de R$ 60. O valor a ser investido é de R$ 6,6 mil, com desconto para pagamento à vista (R$ 6.402), ou dividido em 15 parcelas R$ 440. .