Formas de Ingresso

Especialização em Geoprocessamento tem seleção aberta para preencher 150 vagas

Gratuito e a distância, curso é destinado a agentes da área de mapeamento e análise de solos; inscrições terminam no dia 11 de setembro

Um dos objetivos da formação é preparar agentes públicos e profissionais para identificar e reconhecer solos
Um dos objetivos da formação é preparar agentes públicos e profissionais para identificar e reconhecer solos Imagem: Matheus Espíndola (produzida por IA)

Estão abertas, até 11 de setembro, as inscrições para a seleção de 150 alunos da primeira turma da especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos, ofertada pelo Instituto de Geociências (IGC) em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

Veja o edital.

A formação, gratuita e ministrada majoritariamente a distância, é destinada, prioritariamente, a agentes públicos que tenham formação em agronomia, engenharias florestal, civil, ambiental, agrícola, cartográfica e de agrimensura, ciência da computação, geologia, zootecnia. Aceita também outros gestores públicos, arquitetos e urbanistas, profissionais de TI, entre outros.

As vagas são distribuídas igualmente entre os polos de Araçuaí, Itamonte, Juiz de Fora, Sabará e Sete Lagoas.

A seleção será feita com base em análises da carta de intenções e de currículo. O resultado final será divulgado no site do Caed no dia 2 de outubro.

A especialização tem carga horária de 360 horas, distribuídas em três módulos. A matriz curricular prevê disciplinas virtuais e um encontro presencial ao fim de cada módulo, no polo escolhido pelo aluno, para atividades práticas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail unisolosufmg@gmail.com.

Solo em análises
O curso tem como principal objetivo capacitar agentes públicos para identificar e reconhecer solos, elaborar mapas pedológicos e interpretá-los para fins agrícolas e ambientais.

A iniciativa também atende à demanda do Programa Nacional de Solos (PronaSolos), destinado à investigação, documentação, inventário e interpretação dos dados de solos brasileiros.

Assessoria de Comunicação do Caed