Formas de Ingresso

Especialização em Recursos Hídricos e Ambientais tem seleção aberta para preencher 30 vagas

Sediado no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, curso é oferecido na modalidade semipresencial

gre
Sediado no ICA, o curso fornece as bases legais, institucionais, regulatórias, organizacionais, operacionais e tecnológicas para a gestão dos recursos hídricosLucas Braga | UFMG

As inscrições para o processo seletivo da especialização em Recursos Hídricos e Ambientais do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, estão abertas até 19 de julho. São oferecidas 30 vagas.

O curso tem carga horária de 420 horas, distribuídas em quatro semestres. A cada semestre letivo, grupos de disciplinas da matriz curricular serão ofertadas em regime semipresencial. Nos interstícios dos módulos interdisciplinares, serão ofertados plantões para atividades presenciais, contemplando práticas, avaliações, seminários e tutorias. Veja o edital.

Podem se inscrever graduados em Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Biologia, Geografia e áreas afins.

O curso tem o objetivo de fornecer aos participantes as bases legais, institucionais, regulatórias, organizacionais, operacionais e tecnológicas para o desenvolvimento e implementação de gestão sustentável dos recursos hídricos e ambientais. A formação também se propõe a gerar competências nos recursos humanos locais para o monitoramento, planejamento e gerenciamento de recursos hídricos e ambientais da região.

Seleção
A seleção será realizada em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório. Três docentes do curso analisarão o currículo (60 pontos) e o histórico escolar (40 pontos). Na análise do currículo, serão considerados a experiência acadêmica e profissional ou atividades nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente ou questões socioambientais (50 pontos) e cursos de formação complementar e eventos de outras áreas (10 pontos).

O resultado final será divulgado no dia 22 de julho. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ica-secrha@ica.ufmg.br ou pelo telefone (38) 2101-7780.