Pessoas

Wagner Corradi, do ICEx, assume direção do Laboratório Nacional de Astrofísica

Planos para gestão incluem ampliação da capacidade de atendimento à demanda e incremento da divulgação da astronomia

Corradi:
Corradi: proximidade antiga com o LNAArquivo pessoal

O professor Wagner José Corradi Barbosa, do Departamento de Física da UFMG, assumiu nesta sexta-feira, 21, o cargo de diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Corradi está cedido pela Universidade, e a nomeação é para período de quatro anos.

Localizado em Itajubá, no sul de Minas Gerais, o LNA é uma das 16 unidades de pesquisa no Ministério. É responsável por manter a infraestrutura observacional óptica e infravermelha para a astronomia brasileira que envolve a operação dos telescópios do país – são quatro em Itajubá, dois no deserto do Atacama, no Chile (o Soar e o Gemini Sul), e outro no Havaí (EUA), o Gemini Norte. O Laboratório também administra os acordos de cooperação com observatórios de outros países e apoia instituições nacionais que possuem equipamentos, como é o caso da UFMG, com o Observatório da Serra da Piedade. 

Um dos planos de Wagner Corradi para sua gestão é o de ampliar a capacidade de atendimento à grande demanda de serviços do LNA, vinda de dentro e fora do Brasil. Segundo ele, a unidade desenvolveu, nos últimos tempos, grande expertise no campo da instrumentação astronômica que utiliza fibra óptica.

“O Laboratório tem recusado pedidos de serviços de fabricação e manutenção de equipamentos. Minha intenção é otimizar esse trabalho e buscar recursos humanos por meio de contratações permanentes ou temporárias”, revela o professor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG. Ele anuncia ainda o desejo de finalizar o projeto de construção do novo prédio, iniciado na gestão anterior, que possibilitará a montagem de laboratórios mais espaçosos, capazes de abrigar de maneira adequada peças e instrumentos de maior porte solicitados ao LNA.

Usuário da estrutura do Laboratório há três décadas e membro, há mais de 20 anos, do Conselho Técnico-científico e das Comissões de Programas do LNA, Wagner Corradi acredita que a escolha de seu nome pelo ministro Marcos Pontes se deveu a essa longa trajetória no LNA, ao reconhecimento de que desfruta no meio da pesquisa em astrofísica e à sua experiência como gestor, especialmente na área de Educação a Distância.

O novo diretor pretende também incrementar as ações de divulgação científica desenvolvidas pelo LNA, que já recebe grupos em suas instalações e visita as escolas da região de Itajubá.

Formação e atuação
Graduado em Física, mestre e doutor em Astrofísica, sempre pela UFMG, Wagner Corradi fez estágios doutorais no Copenhagen University Observatory do Niels Bohr Institute for Astronomy, Physics and Geophysics (Dinamarca) e no European Southern Observatory no Chile e na Alemanha. É professor do Departamento de Física desde agosto de 1998.

Atua sobretudo na pesquisa em física do meio interestelar, aglomerados abertos, formação estelar e educação a distância. Alguns dos trabalhos mais relevantes de Corradi são a publicação do maior catálogo de estrelas jovens de massa intermediária do Hemisfério Sul, a determinação do raio e dos detalhes da atmosfera do planeta anão Eris, que ajudou a estabelecer a nova classe dos planetas anões, e, mais recentemente, a descoberta de três aglomerados estelares abertos (UFMG 1, 2 e 3). Na área de educação a distância, publicou principalmente sobre gestão e disciplinas semipresenciais do ciclo básico de física.

Corradi coordenou a Universidade Aberta do Brasil na UFMG por oito anos e dirigiu o Centro de Apoio à Divulgação a Distância da Universidade de 2014 a 2018. É membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), da International Astronomical Union (IAU) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Itamar Rigueira Jr.