Espetáculo de dança 'Quitérias' leva ao palco a luta por direitos das mulheres da periferia
Produção da Cia Agnes se inspira na figura de Maria Quitéria, mulher de origem indígena que se disfarçou de homem para lutar pela independência do Brasil
Estreia nesta terça-feira, o espetáculo de dança “Quitérias”, da Cia Agnes, da região do Barreiro. “Quitérias” representa a fala e a defesa dos direitos das mulheres que vivem em uma zona de conflito e se tornam alvo da sociedade. O espetáculo destaca mulheres de várias idades, que lidam diariamente com uma sociedade opressora, desrespeito, ofensas, abusos, violências e imposição de padrões de beleza.
O trabalho tem como ponto de partida a figura da militar Maria Quitéria, mulher de origem indígena que enfrentou os padrões de sua época, no século 19 e se disfarçou de homem para lutar pela independência do Brasil. Assim como ela, as personagens do espetáculo têm por objetivo ultrapassar quaisquer riscos, ir à luta por seus direitos. As bailarinas em cena, são negras e periféricas, trazem consigo suas vivências, algumas são apresentadas ao longo do espetáculo.
A estreia de "Quitérias" é nesta terça, 22/03, às 19h no Teatro Marília - Av. Professor Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia. A entrada é gratuita e classificação é livre para todos os públicos, porém é necessário retirar ingressos pela plataforma diskingressos.com.br. Mais informações sobre a Cia Agnes e o espetáculo “Quitérias” você encontra no @ciaagnes.
O Expresso 104,5 conversou com a diretora do espetáculo "Quitérias", Stella Moraes.