Notícias Externas

Espetáculo 'Em Nome da Mãe’ apresenta perspectiva humana e feminina de Maria

Montagem é uma adaptação de texto do autor italiano Erri de Luca

Os três meses de ensaio da peça foram realizados pelo zoom
Três meses de ensaio da peça foram realizados pelo Zoom Reprodução / Youtube Sesc

Estreia nesta sexta-feira, 6, o espetáculo Em Nome da Mãe, que incorpora uma perspectiva feminina e desmistifica a história de Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Adaptada de um livro homônimo do autor italiano Erri de Luca, que centraliza e dá voz a Maria, a dramaturgia de Suzana Nascimento procura humanizar a figura da jovem, ao relatar suas incertezas, constrangimentos, medos e sonhos. A peça também abre espaço para reflexões sobre o feminismo, ao abordar as opressões sofridas pela personagem, que se devem a comportamentos patriarcais ainda presentes nos dias atuais.

Com direção de Miwa Yanagizawa, o espetáculo conta com três vozes femininas: a de Maria, a de uma atriz e a de uma anciã, que relatam a jornada da protagonista, entre histórias e temas da vida da própria atriz que as interpreta, Suzana Nascimento. A peça estreia a temporada no canal do Sesc Rio de Janeiro no Youtube, com apresentações gratuitas de sexta a domingo, até o dia 29.

O programa Noite Ilustrada desta quinta-feira, 5, recebeu Suzana Nascimento, idealizadora e protagonista da peça. Durante a conversa com o apresentador Luiz Fernando Freitas, a artista falou sobre o processo de construção do espetáculo e o processo de pesquisa e reflexão que aborda o feminino. 

“O que é o feminino como essência e o que é o feminino construído? A imagem de Maria, santa, misericordiosa, pura, virgem, obediente, silenciosa é um feminino construído para que todas as mulheres sigam esse exemplo. É um feminino que não foi construído por mulheres e sim para dominar. Então a gente está em busca no feminino essencial, que é o que mais se aproxima da ancestralidade feminina”, explicou.

Ouça a entrevista no SoundCloud.

Produção: Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael