Arte e Cultura

Em palestra, astrofísico da UFMG fala sobre a expansão do universo

Astrologia e relação entre física e informação também serão abordadas nas atividades de hoje do Festival de Verão

Visão artística da Via Láctea
Concepção artística da Via Láctea: Einstein e Hubble em perspectivaNasa / GSFC / Domínio público

Controvérsias sobre a expansão do universo, a relação do humano com a vida e a influência da mecânica quântica sobre a informação serão abordadas em palestras que compõem a programação do Festival de Verão, na manhã desta quarta-feira, 7. Todas serão realizadas no miniauditório do Conservatório UFMG, com entrada franca, limitada à capacidade do espaço.

À noite, o Centro Cultural recebe espetáculo em que a ideia de invasão de territórios serve como fio condutor para percorrer temas como refugiados e cárcere privado, “até chegar à documentação e à denúncia do crime ocorrido em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo”.

Territórios, do grupo Teatro 171, tem origem em pesquisa sobre teatro-documentário, documento vivo e teatro de convívio. A peça, que não se limita ao ato contemplativo, tem a intenção de estabelecer "um encontro em que se compartilha uma experiência", explicam seus idealizadores. A apresentação, com classificação etária de 12 anos, tem início às 20h. Senhas serão distribuídas com uma hora de antecedência. 

Palestras
Às 10h, o astrofísico Domingos Sávio de Lima Soares vai discutir o tema Cosmologia moderna: aspectos controversos. Com base no trabalho dos cientistas Albert Einstein e Edwin Hubble, ele vai discorrer sobre duas teses relacionadas à expansão do universo.

Na sequência, às 10h50, o astrólogo Carlos Fini fará a palestra Antropocosmos, em que discutirá, do ponto de vista da astrologia, a ordenação de saberes em busca do entendimento da relação do humano com o universo e a vida. Fini, que também tem formação em astrofísica pela Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo, dialoga com as ideias de complexidade e de transdisciplinaridade expostas por Edgar Morin, Karl Popper, Ervin László e Ilya Prigogine.

A terceira palestra do dia, Física e o universo da informação, será ministrada pelo professor Sebastião de Pádua, da UFMG, a partir das 11h30. Seu objetivo é discutir como a informação é definida e codificada em sistemas macroscópicos clássicos e mostrará o quanto a mecânica quântica modificou a noção de informação, dando origem ao conceito de informação quântica.

Trajetórias
Domingos Sávio de Lima Soares tem graduação em Física e mestrado em Astrofísica pela UFMG e doutorado em Astrofísica pela Groningen University. Fez estágio de pós-doutoramento no Departamento de Astronomia da Cornell University (EUA). É professor e astrônomo aposentado do Departamento de Física da UFMG. 

Astrólogo profissional há mais de 30 anos, Carlos Fini cursou a Escola de Astrofísica de São Paulo (hoje Escola Municipal de Astrofísica). É especialista em sistemas de realidade virtual e planetários digitais pela Evans & Sutherland (EUA).

Professor titular da UFMG, Sebastião de Pádua é graduado em Física pela Universidade de São Paulo e mestre em Física pela USP e pela State University of New York at Stony Brook, onde também obteve o grau de doutor. Atua na área de física experimental, com ênfase em óptica quântica

O Centro Cultural UFMG está localizado na Avenida Santos Dumont, 174, na Praça da Estação. O Conservatório fica na Avenida Afonso Pena, 1.534. Atualizações sobre o Festival de Verão podem ser obtidas no site do evento, no Facebook, no Twitter e no Instagram.