Formas de Ingresso

Cada nível (mestrado e doutorado) oferece 28 vagas para ingresso neste ano

Prédio do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Prédio do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG Foca Lisboa | UFMG

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia. A seleção ocorrerá enquanto houver vagas, em regime de fluxo contínuo, em datas específicas a serem divulgadas.

As inscrições serão recebidas exclusivamente na página do Programa. Leia o edital.

São oferecidas 28 vagas – tanto para o mestrado quanto para o doutorado – para ingresso no ano de 2022. Seis delas são reservadas a candidatos autodeclarados negros. A autodeclaração étnico-racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição.

A seleção para o mestrado consistirá de duas etapas: prova escrita de conhecimento na área de concentração, de forma on-line, análise do currículo e do histórico escolar do candidato e arguição sobre a área de conhecimento.

Os candidatos ao doutorado, por sua vez, deverão participar das etapas de análise dos documentos comprobatórios apresentados no currículo e no histórico escolar e de apresentação de seminário sobre o projeto de pesquisa, seguida de arguição oral.

O resultado será obtido pela média aritmética simples (mestrado) e ponderada (doutorado) das notas das avaliações da primeira e da segunda etapas.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pgfisfar@icb.ufmg.br.