Extensão

Lançado edital de programa que concede bolsas para participação de estudantes em ações de extensão

Docentes e técnicos podem inscrever propostas para o PBEXT até 20 agosto

Exposição no Espaço Arte-educação, da FaE, um dos projetos apoiados pelo PBEXT
Exposição no Espaço Arte-educação, da FaE, um dos projetos apoiados pelo PBEXT Foto: divulgação

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) lançou nova edição do PBExt, que apoiará propostas apresentadas por docentes e demais servidores da UFMG. As propostas contempladas serão beneficiadas com bolsas de extensão, destinadas à participação de estudantes em programa, projeto ou curso de extensão.

As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 20 de agosto, pelo Sistema de Fomento (veja orientações de inscrição).

Para esclarecer eventuais dúvidas da comunidade, a Proex promoverá uma live que será transmitida pelo YouTube na quarta-feira, dia 17 de julho.

Bolsas
As bolsas, com vigência de 12 meses (março de 2025 a fevereiro de 2026) e valor de R$ 700, serão custeadas para estudantes de qualquer curso de graduação da Universidade.

A bolsa na modalidade PBExt será oferecida a graduandos em geral. A modalidade PBExt Ação Afirmativa é aberta exclusivamente a graduandos classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) ou que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas.

Submissões
O proponente deve ser o coordenador do programa, projeto ou curso de extensão. A proposta deve atender ao conceito e às diretrizes de extensão, aos critérios do edital e estar registrada e atualizada no Sistema de Informação da Extensão (Siex)

As submissões serão analisadas e julgadas pela Câmara de Extensão. O resultado preliminar será publicado no dia 10 de janeiro de 2025, e o final, no dia 28 de janeiro.

Formação discente
O objetivo do PBExt é estimular a participação dos discentes em extensão universitária, de forma a contribuir para a sua formação acadêmica e despertar o espírito crítico e a atuação profissional pautada na cidadania, na função social da educação superior e na interação dialógica com a sociedade. A última edição apoiou 280 atividades.

Outras informações estão disponíveis no site da Proex. Dúvidas podem também ser esclarecidas pela Diretoria de Avaliação e Fomento (Dafe/Proex), por meio do e-mail fomento@proex.ufmg.br ou do telefone (31) 3409-3928.

Com Assessoria de Comunicação da Proex