Notícias Externas

Estudante da Federal de Uberlândia explora percussão corporal na quarentena

Iniciativa já rendeu uma oficina de ritmos brasileiros adaptados para percussão corporal, para o Festival de Cultura UFUemcasa

Que tal aprender percussão usando o próprio corpo como instrumento? Ou fazer um som com utensílios de casa nesta quarentena? Um estudante de música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) mostra que é possível usar o tempo em casa para fazer tudo isso. 

Com a chegada da pandemia ao Brasil, o estudante Miguel Faria, que está no último período da graduação em música, se viu afastado das atividades acadêmicas e dos recitais de música. Para não ficar parado, ele começou a fazer vídeos de percussão com o professor da UFU Cesar Traldi. Além disso, passou a explorar a percussão corporal e alternativa, com sua namorada, Letícia Franco, estudante do curso de design. 

A iniciativa já rendeu uma oficina de ritmos brasileiros adaptados para percussão corporal, para o Festival de Cultura UFUemcasa, além de adaptações e composições feitas especialmente para serem tocadas com objetos domésticos, como panelas, copos, potes e pratos. Desde o início da pandemia, já foram 16 vídeos postados no Youtube e no Instagram

Miguel Faria falou sobre o projeto em entrevista ao programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 14.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Veja um dos vídeos publicados pelo estudante: