Pessoas

Estudante da UFMG concorre a vaga para tripular primeira missão espacial civil ao redor da lua

Guilherme Ximenes, que cursa Engenharia de Sistemas, está na terceira etapa da seleção; se passar, terá mais duas pela frente

Visualizações e comentários em vídeo postado no canal de Guilherme até 15 de maio podem deixá-lo mais perto de um lugar na tripulação Reprodução / YouTube Guilherme Ximenes

A humanidade realizou sua primeira missão lunar há mais de 50 anos. A novidade é que, neste momento, está sendo planejada a primeira viagem espacial de civis ao redor do satélite natural da Terra. O estudante de Engenharia de Sistemas da UFMG e divulgador científico Guilherme Ximenes concorre a uma das oito vagas disponíveis nessa tripulação. O projeto dearMoon (“querida lua”, em português), do japonês Yusaku Maezawa, organiza um processo seletivo de cinco etapas em todo o mundo, para escolher os membros da equipe que fará a viagem ao longo de uma semana a bordo do foguete Starship, da SpaceX. O treinamento deve começar no ano que vem e a decolagem está programada para 2023.

Em entrevista ao programa Expresso 104,5 desta segunda, 10, o estudante de Engenharia de Sistemas Guilherme Ximenes detalhou suas principais motivações para se inscrever no projeto e o significado dessa missão lunar para ele e para o país, caso seja selecionado. Para isso, ele explica: "Eu preciso mostrar para a equipe que está selecionando que eu sou uma pessoa capaz de impactar a sociedade através do meu trabalho e a melhor forma de provar é as pessoas demonstrando interesse pelo vídeo que eu fiz para ser selecionado. É um vídeo de 59 segundos, é bem curtinho, é só assistir e comentar para poder me ajudar a, quem sabe, se eu passar para a próxima fase, ser o primeiro brasileiro a dar uma volta na lua. A gente já teve brasileiro que foi para o espaço, mas ninguém foi tão longe”.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Veja o vídeo publicado no canal do estudante em que ele explica por que deveria ser escolhido para a viagem espacial e que pode levá-lo à penúltima etapa do projeto dearMoon. Conheça também o canal Olá, Ciência! no YouTube, que é um trabalho conjunto de Guilherme Ximenes com os biomédicos Lucas Zanandrez e Hipácia Werneck.

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto

Publicação: Alessandra Dantas