Estudante do Coltec vai participar de programa de verão da Universidade de Yale

Paulo Marazzi foi selecionado com jovens de 144 países e vai assistir a palestras e aulas de pesquisadores da renomada universidade norte-americana

Paulo Marazzi:
Paulo Marazzi escolheu área de inovações em ciência e tecnologia: Arquivo pessoal

Paulo Souza Marazzi, aluno do terceiro ano do ensino médio e do curso técnico de Análises Clínicas do Colégio Técnico da UFMG (Coltec), foi aprovado para o Summer Program da Universidade Yale, nos Estados Unidos. Aos 17 anos, Paulo vai se juntar a estudantes de 144 países na iniciativa Yale Young Global Scholars, que prevê debates, aulas e seminários nas áreas de Inovações em ciência e tecnologiaLiteratura, filosofia e culturaPolíticas, direito e economia e Resolução de desafios globais.

Paulo explica que a escolha pela área de Inovações em ciência e tecnologia vai ao encontro do seu percurso estudantil no Coltec, no qual o aluno faz iniciação científica júnior desde o primeiro ano sob a orientação da professora Maria de Fátima Leite, do Departamento de  Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. “Desde criança, sempre fui muito curioso e tinha interesse pela visão da ciência como solução para os problemas. Sempre busquei entender como a ciência lida com o mundo, então participei de várias olimpíadas de ciências e sempre frequentei os laboratórios”, conta.

Neste ano, o programa, que vai ocorrer nas duas últimas semanas de julho, será on-line, devido à pandemia da covid-19. “Infelizmente, não poderei conhecer o campus de Yale, mas o Summer Program, mesmo que a distância, possibilitará que eu tenha contato com pesquisadores e professores que são referência em suas respectivas áreas. Também estou animado para conhecer os outros estudantes dos vários países participantes, com culturas e vivências diferentes da minha. Tenho certeza que aprenderei bastante”, diz Paulo Marazzi.

Paulo no laboratório do ICB durante a iniciação científica júnior
Paulo no laboratório do ICB durante a iniciação científica júnior Arquivo pessoal

Ingresso em universidade americana
O sonho de fazer a graduação em uma instituição de ensino norte-americana surgiu quando Paulo conquistou também uma bolsa do EducationUSA. Trata-se de um programa do Departamento de Estado do governo dos Estados Unidos que ajuda estudantes de outros países a se preparar para os processos seletivos das universidades daquele país, por meio de aulas e custeio das inscrições.

“Serei acompanhado por todo o ano de 2022 para as provas de admissão das universidades americanas. Eu não venho de família rica, e meu ingresso no Coltec já foi uma grande conquista, pois sempre sonhei em fazer o ensino médio em uma instituição pública de qualidade. O Colégio me ofereceu oportunidades de expandir meus conhecimentos e de evoluir, por isso essa vivência no campus da UFMG foi essencial para todas as conquistas que tive", afirma o estudante. Paulo diz que quer cursar medicina, mas, nos Estados Unidos, segundo ele, é necessário fazer uma outra graduação e, só depois, a pós em medicina. "Por esse motivo, confesso que ainda não tenho certeza do meu futuro acadêmico, mas é muito bom saber que terei condições de me preparar para as universidades americanas se optar por esse caminho.”

Luana Macieira