Pesquisa e Inovação

Estudante do ICA recebe prêmio nacional por projeto de estágio

Lucas Verciane, da Engenharia Florestal, desenvolveu, durante temporada de aprendizado na Bayer, aplicativos para operações em laboratório

Lucas Verciane
Lucas Verciane em laboratório, durante estágio: inovação no ambiente digital Acervo pessoal

O estudante do curso de Engenharia Florestal do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG Lucas Verciane foi um dos destaques na premiação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vinculado à Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Ele venceu na categoria Projetos inovadores – grandes empresas pelo melhor projeto de estágio em 2022.

Durante estágio na Bayer, empresa farmacêutica e química alemã, em Uberlândia, Lucas criou dois aplicativos. O objetivo é simplificar a coleta e o gerenciamento de informações importantes das atividades de laboratório para disponibilizá-las de forma rápida, fácil e com a qualidade desejada para o negócio. Segundo o estudante, os aplicativos são capazes também de aumentar a eficiência no registro de dados, descomplicar processos e otimizar tempo, armazenar dados com segurança e tomar decisões com assertividade.

Com o título Aplicativos utilizando o PowerApps como ferramenta de gerenciamento de operações em laboratório, a iniciativa ficou em primeiro lugar na etapa regional – de São Paulo – e na nacional da premiação, na qual concorreu com os primeiros colocados de cada estado. O trabalho contou com supervisão de Vinicius Stock, Erika Sagata e Meyriele Pires de Camargo, da Bayer Crop Science. Neste ano, a competição recebeu mais de 160 inscrições.

“Me sinto totalmente feliz e realizado com essa premiação. Primeiro, porque criei os aplicativos sem saber programar em PowerApps. Por meio de videoaulas e conexões com outras pessoas eu aprendi a mexer no site e desenvolver duas ferramentas digitais que contribuíram muito para as operações do time de Plant Health. Segundo, porque desenvolvi um projeto que está alinhado com um dos pilares estratégicos da companhia, a transformação digital, e contribuí para o avanço nessa meta”, diz Lucas Verciane, que ainda recebeu da empresa a congratulação Bayer + valor, reconhecimento  do desempenho superior ao esperado dos seus colaboradores.

Vivência diversificada no ICA
Lucas, que cursa o 10º período de Engenharia Florestal, começou o estágio na Bayer Crop Science em fevereiro de 2021 e acaba de ser efetivado como analista júnior de mercado na empresa. Para conseguir fazer o estágio em Uberlândia, ele conta que cursou as disciplinas práticas antes da pandemia e fez as demais de forma remota. Agora, está concentrado no trabalho de conclusão de curso (TCC).

O estudante destaca a importância da formação que recebeu no ICA para o alinhamento com as demandas do mercado. Lucas foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Florestal por três anos, quando desenvolveu projetos de ensino, pesquisa e extensão. “Essa vivência diversificada me tornou uma pessoa mais flexível e dinâmica e potencializou habilidades como comunicação, trabalho em equipe e liderança”, conta. “Essas características foram fundamentais para o meu ingresso no programa de estágio na Bayer e, principalmente, para o desenvolvimento das atividades no estágio.”

O Instituto Euvaldo Lodi premiou os três melhores projetos das categorias Projetos inovadores e Educação inovadora. Na categoria Empresa inovadora, só uma empresa de cada porte foi contemplada.

Ana Cláudia Mendes | Assessoria de Comunicação do ICA