Institucional

Em prévia da Semana do Conhecimento, estudantes apresentam trabalhos

Projetos de iniciação científica e extensão serão avaliados nas unidades, nesta segunda e terça

Identidade visual da Semana do Conhecimento, que neste ano tem como tema a Inteligência Artificial
Identidade visual da Semana do Conhecimento, que neste ano tem como tema a Inteligência Artificial Criação Cedecom

Nas próximas segunda e terça-feira, 5 e 6 de outubro, 1.645 trabalhos de iniciação científica e 553 de extensão serão avaliados nas 27 unidades acadêmicas da UFMG. As apresentações, virtuais, integram a programação preliminar da 29ª Semana do Conhecimento, que será realizada de 19 a 23 deste mês.

Da área de iniciação científica, 154 trabalhos serão selecionados para apresentação, no dia 21 deste mês, durante a Semana do Conhecimento. Na ocasião, eles serão analisados por especialistas externos à Universidade, e 19 deles, premiados.

No caso da extensão, 10% do montante de trabalhos inscritos serão classificados como de Relevância acadêmica. Também no dia 21, os selecionados nas unidades farão nova exposição, oportunidade em que voltarão a ser avaliados, dessa vez por integrantes da Câmara de Extensão. Nessa fase, 16 trabalhos serão escolhidos para receber o prêmio Destaque da extensão, com entrega agendada para 23 de outubro, no encerramento da Semana do Conhecimento. A relação com os endereços das salas de videoconferências e os horários está disponível na página da Pró-reitoria de Extensão.

Esta edição tem como tema Inteligência artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento, em consonância com a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Semana do Conhecimento inclui estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e servidores técnico-administrativos.

Mobilização
Em 2020, a Semana do Conhecimento da UFMG está sendo organizada pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq). Só na área de pesquisa, a mostra vai reunir 750 estudantes bolsistas e outras centenas de estudantes voluntários de iniciação científica, segundo a professora Ana Maria Hermeto, diretora de Fomento à Pesquisa da PRPq. “Essa ampla participação reflete a mobilização dos estudantes durante todo o ano”, exalta a professora.

Quarenta e oito trabalhos têm caráter transversal: 32 deles são de iniciação científica tecnológica – têm objetivos e contêm elementos explícitos de inovação – e outros 16 envolvem alunos de ensino médio, tanto do Colégio Técnico da UFMG quanto de outras escolas.

Vídeo e pôster digital
Os trabalhos serão mostrados por meio de resumo, vídeo e pôster virtual. A necessidade de adaptação da forma de apresentação – em virtude da impossibilidade de atividades presenciais em tempos de pandemia – é vista pela organização como oportunidade de estimular o desenvolvimento da capacidade de comunicação dos processos de pesquisa.

Oito unidades vão propiciar a apresentação ao vivo dos trabalhos: o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a Escola de Veterinária, as faculdades de Farmácia, Odontologia, Medicina e Direito, o Colégio Técnico e o Centro Pedagógico. E algumas delas organizaram eventos de interesse geral. O ICB vai realizar, também na segunda e terça-feira (5 e 6), seminários virtuais sobre avaliação do ensino remoto na graduação e na pós, covid-19 e inteligência artificial. No dia 20, a partir das 19h, a Faculdade de Direito promoverá debate sobre racismo, ações afirmativas e inteligência artificial. 

Conhecimento em segmentos diversos
Além dos trabalhos de iniciação científica – reunidos na 29ª Semana de Iniciação Científica e no 10º Seminário de Iniciação Científica Júnior – e de extensão, a edição de 2020 da Semana do Conhecimento vai expor 136 trabalhos de graduação, 28 de mobilidade internacional, 27 de servidores, sete na mostra organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e 110 vídeos inscritos na mostra Visualiza.   

Itamar Rigueira Jr. / Com informações da Assessoria de Comunicação da Proex