Ensino

Estudantes com deficiência terão ‘cartão de acessibilidade’ com orientações para gestores e professores

Documento formulado pelo NAI indica demandas cujo atendimento contribuirá para que os alunos participem das atividades acadêmicas em condições de igualdade

Analícia Lemes recebe a carta de acessibilidade de sua técnica de referência no NAI, Priscila Vasconcelos
Analícia Lemes recebe o documento de acessibilidade de sua técnica de referência no NAI, Priscila Vasconcelos Foto: Foca Lisboa | UFMG

Os estudantes da UFMG com deficiência podem solicitar ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) um documento oficial que indicará as suas demandas específicas de acessibilidade para participar das atividades acadêmicas em condições de igualdade. O “cartão de acessibilidade”, que o estudante poderá apresentar a gestores e professores, tem a função de complementar a comunicação do NAI com órgãos acadêmicos, docentes e servidores técnico-administrativos.

Cada documento será formulado em acordo entre o estudante e seu técnico de referência no NAI. O cartão pode ser solicitado a qualquer momento e deve ser renovado semestralmente.

De acordo com a vice-diretora do NAI, professora Daniela Vaz, as demandas específicas podem ser, por exemplo, autorização para a gravação de aulas, uso de tablet ou notebook em sala, realização de prova oral, em formato adaptado ou com tempo estendido, uso de tecnologias assistivas, mobiliários adaptados ou equipamentos de regulação sensorial, tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre outras.

“O documento de acessibilidade foi idealizado como uma forma de comunicação direta entre o estudante com deficiência e as pessoas que estarão responsáveis por atender, no dia a dia acadêmico, às diferentes demandas de acessibilidade”, explica Daniela. Ela ressalta que o Núcleo está sempre à disposição de professores e gestores para esclarecer dúvidas e auxiliar nas providências necessárias.

Daniela Vaz:
Daniela Vaz: comunicação diretaFoto: Raphaella Dias | UFMG

Analícia Rodrigues Lemes cursa disciplinas do sexto e do sétimo período da graduação em Farmácia. Cadeirante, em razão de uma deficiência física causada por paralisia cerebral, ela acredita que o cartão de acessibilidade vai facilitar a comunicação com os professores e agilizar o atendimento às demandas.

“É mais uma medida importante para as pessoas com deficiência”, afirma Analícia, que ingressou na UFMG em 2018 e percebeu mudanças positivas ao longo dos anos. “Quando comecei a frequentar o campus, cheguei a pensar que não conseguiria seguir no curso, mas o apoio do NAI e da faculdade tornou as coisas mais simples em vários aspectos”, prossegue a estudante, que usa uma cadeira motorizada. Analícia acaba de estrear como bolsista no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e já faz treinamento em edição de textos para leitura de telas por deficientes visuais.

Eliminação e redução de barreiras
O NAI propõe, organiza, coordena e executa ações destinadas a assegurar a pessoas com deficiência a inclusão vida acadêmica e profissional. O órgão dedica-se à eliminação ou redução de barreiras pedagógicas, instrumentais, arquitetônicas, de comunicação e informação, viabilizando e estimulando o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade.

Atualmente, 1.106 estudantes com deficiência estão cadastrados no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, dos quais 555 em acompanhamento ativo. Para se inscrever no serviço de acompanhamento do NAI, estudantes com deficiência podem agendar entrevista por e-mail (nai@ufmg.br) ou pelo telefone 3409-3927.

Itamar Rigueira Jr.