Estudantes concluintes de nove cursos de graduação fazem Enade neste domingo

Participantes têm até o sábado, 26, para preencher questionário obrigatório, que libera consulta aos locais de prova

Enade avalia desempenho de estudantes de graduação
Enade avalia desempenho de estudantes de graduação Foto: Foca Lisboa | UFMG

No próximo domingo, 27 de novembro, estudantes de todo o país participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. De caráter obrigatório, o exame será aplicado, nesta edição, para 598.116 concluintes de cursos de graduação, entre os quais, os da UFMG.

Os inscritos têm até este sábado, 26, para preencher o Questionário do Estudante. O preenchimento do formulário é obrigatório e deve ser feito até as 23h59 (horário de Brasília) da véspera do exame. Após a conclusão dessa etapa, os participantes terão acesso ao local de prova, registrado no cartão de informação, que poderá ser consultado no Sistema Enade.

As provas do próximo domingo serão aplicadas para discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Econômicas Internacionais e Turismo. Na UFMG, todos esses cursos são ofertados no campus Pampulha. O curso de Administração também é ministrado no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.

Provas
O exame deste domingo terá início às 13h30 e se encerrará às 17h30. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, meia hora antes do início do exame. Todos os horários são relativos ao fuso de Brasília.

O exame é composto de 40 questões, que abordam os conteúdos curriculares ministrados nos cursos de graduação selecionados para a edição. Dez questões versam sobre a formação geral, sendo oito objetivas e duas discursivas. As outras 30 contemplam a formação específica dos estudantes, sendo 27 de múltipla escolha e três discursivas.

Enade
Aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. A prova também mensura o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também da Avaliação de Cursos de Graduação e da Avaliação Institucional. Esses exames formam o tripé que possibilita conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Em setembro deste ano, o Inep divulgou a avaliação dos cursos de graduação brasileiros com base no Conceito Enade. O resultado demonstrou que mais de 80% dos cursos de graduação da UFMG avaliados em 2021 tiveram aumento de notas. Além disso, nenhum dos 25 cursos avaliados na edição registrou queda de desempenho.

Leia o edital do Enade 2022 e assista ao vídeo com orientações para os estudantes da UFMG que farão o exame deste ano.

Com informações do Inep