Extensão

Estudantes da UFMG recolhem donativos para famílias afetadas pela pandemia

Campanhas minimizam impactos provocados pela crise econômica e sanitária

Em 2021, 46 milhões de famílias serão beneficiadas com o auxílio emergencial, segundo o Ministério da Cidadania, o que representa queda de 31% em relação ao ano passado, quando 67 milhões de famílias foram assistidas. Houve redução também no valor e na quantidade de parcelas disponíveis: cada núcleo familiar cadastrado receberá quatro parcelas do auxílio, que pode variar de 150 a 375 reais, dependendo da sua composição. 

Com o aumento do desemprego e de pessoas em situação de pobreza, muitas famílias passaram a depender de doações. A comunidade da UFMG tem realizado ações para minimizar os impactos causados pela pandemia e a crise econômica. Conheça algumas delas neste vídeo da TV UFMG.  

O projeto Engenharia Solidária (EngSol) estimula estudantes de engenharia da UFMG a construir uma sociedade mais humana por meio de ações sociais. Saulo Junio, aluno de Engenharia de Produção e integrante do EngSol, conta que o projeto já promoveu várias ações sociais. Por conta da pandemia, as ações que antes eram realizadas, em sua maioria, no saguão de entrada da Escola de Engenharia foram transferidas para o ambiente virtual. Mais informações estão disponíveis no Instagram (@engenhariasolidariaufmg). 

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), por sua vez, acaba de lançar a campanha UFMG pela vida, que arrecada doações para beneficiar a comunidade UFMG. Todos os detalhes estão disponíveis no perfil @ufmgdce do Instagram. O estudante de Psicologia Caique Belchior, membro da Executiva do DCE, fala sobre a iniciativa. 

Para a aluna de Engenharia Civil Gabriela Fleury, uma das idealizadoras do projeto Enactus UFMG, a desigualdade social se agravou na pandemia. Ela comenta que as ações de apoio são essenciais para garantir o mínimo necessário para o sustento das famílias mais necessitadas. As informações sobre o projeto Enactus estão disponíveis em @enactusufmg. 

* Correção: no vídeo, entre 1:28 e 1:42, foram apresentadas capturas de tela de um perfil do Instagram que não pertence ao Engenharia Solidária UFMG. Acesse o perfil do projeto em instagram.com/engenhariasolidariaufmg.

Entrevistados: Gabriela Fleury, estudante de Engenharia Civil e uma das idealizadoras do Enactus UFMG, Saulo Junio, estudante de Engenharia de Produção da UFMG e integrante do projeto Engenharia Solidária, e Caique Belchior, estudante de Psicologia e membro da Executiva do DCE-UFMG 
Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)