Pessoas

Estudantes da UFMG recebem prêmio Vladimir Herzog por reportagem sobre uso das redes sociais

Em entrevista ao programa Expresso 104,5, o aluno Breno Benevides detalhou sua participação no concurso Jovem Jornalista

Trabalho final dos graduandos em jornalismo aborda impactos do uso desenfreado das redes sociais na autoimagem dos usuários Divulgação/UFMG

Os estudantes da UFMG Larissa Reis e Breno Benevides foram premiados pelo Instituto Vladimir Herzog por reportagem em que abordam os impactos do uso desenfreado das redes sociais na autoimagem de adolescentes e jovens. A produção da matéria, que fez parte do concurso Jovem Jornalista, contou com a orientação do professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG Juarez Guimarães Dias e do repórter da GloboNews Victor Ferreira. Com o apoio da TV UFMG, foram entrevistados um psicólogo, uma nutricionista, uma influenciadora digital e alguns usuários assíduos das redes.

O programa Expresso 104,5 desta terça-feira, 11, convidou o aluno do curso de Jornalismo da UFMG, Breno Benevides, para compartilhar detalhes de sua participação no concurso e contar mais sobre o tema da reportagem. O estudante explicou o que motivou a escolha do assunto, que partiu das experiências da própria dupla nas redes sociais durante o isolamento provocado pela covid-19. O entrevistado também deu detalhes sobre o resultado da investigação realizada para a produção da reportagem e defendeu a importância de conhecer relatos e experiências de outros jovens que sofrem com distorção de imagem e baixa autoestima para pensar em formas saudáveis de lidar com o problema.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

A reportagem premiada está disponível aqui no portal da UFMG e no canal da TV UFMG no YouTube.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória