UFMG recebe estudantes estrangeiros nesta semana

Cerca de 100 alunos participarão de conversas, atividades de orientação e passeios guiados

A cada início de semestre, alunos que vêm de outros países são recepcionados no campus Pampulha
A cada início de semestre, alunos de outros países são recepcionados no campus Pampulha Foca Lisboa / UFMG

Os estudantes estrangeiros que chegam neste semestre à UFMG serão recepcionados, nesta semana, com passeios e uma série de atividades de orientação sobre a vida e a vivência acadêmica no Brasil – especialmente em Belo Horizonte. Também haverá discussões sobre temas como choque cultural. A Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG terá início amanhã (terça, 27) e se estenderá até sexta-feira, 2. A iniciativa é da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

O evento contará também com a participação dos estudantes da Universidade que são “padrinhos” e “madrinhas” do Programa de Apadrinhamento da DRI. Eles apoiam os estrangeiros nas dimensões acadêmica e social: participam de eventos, apresentam as unidades da UFMG, auxiliam no planejamento de aulas e sugerem programação para os dias de folga. Cada estudante estrangeiro pode ter até dois padrinhos e madrinhas.

Entre outras atividades, os alunos estrangeiros vão conhecer as oportunidades de aprender português, receber instruções sobre procedimentos como matrículas, assistir a apresentações sobre voluntariado internacional em Minas e Belo Horizonte e fazer uma visita guiada ao estádio Mineirão. Haverá também atividade específica para os estudantes negros, conduzida pelo Centro de Convivência Negra da UFMG.

A previsão é que mais de 100 estudantes da África, da Europa e das Américas do Sul, do Norte e Central participem das atividades. Os alunos ingressam na UFMG por meio de acordos bilaterais firmados com instituições estrangeiras ou de programas como Escala, Erasmus, Marca, Bracol, Brafitec, PAEC, PEC-G e PEC-PG.

As atividades serão abertas nesta terça, a partir das 8h45, no auditório do Instituto de Geociências, campus Pampulha. Conheça a programação da Semana.

Com Assessoria de Comunicação da DRI