Estudantes homenageiam professores que marcaram suas trajetórias acadêmicas

Iniciativa da Prograd, ‘Docência: sucessos do ofício’ busca valorizar práticas de inovação e de acolhimento e o protagonismo estudantil

Professores homenageados e estudantes
Cerimônia reuniu docentes, discentes e gestores
Foto: Guilherme Moreira | GIZ

Seis professores que fazem a diferença nas trajetórias de seus estudantes em razão de suas práticas docentes marcadas por inovações na metodologia de ensino e pelo acolhimento foram homenageados na tarde desta terça-feira, dia 22. A homenagem, intitulada Docência: sucessos do ofício, é promovida pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e integra a programação da Semana do Conhecimento.

O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira abriu o evento, realizado no auditório da Reitoria, e destacou a importância do protagonismo estudantil. “Precisamos de estudantes para ressignificar a Universidade”, disse ele, que compôs a mesa com o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, e a diretora do Giz, Bréscia Nonato.

A indicação dos docentes é feita por meio de relatos elaborados por discentes que abordam aspectos reveladores do papel transformador do professor no seu processo formativo. Esta edição recebeu 17 relatos, e a escolha dos seis indicados foi realizada por uma comissão da Prograd. A ação, que teve início em 2010, já passou por várias atualizações e, desde 2019, conta com a participação dos estudantes na escolha dos docentes.

Emocionados, os professores destacaram a importância da homenagem como sinal de que estão no caminho certo, de que conseguem se reinventar, de que são capazes de despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes e de que são bem-sucedidos na tarefa de aliar formação técnica e humana.

Reflexão
Esses sentimentos podem ser resumidos no testemunho de Amanda Leal Rocha, que ingressou há dois anos como docente da Faculdade de Odontologia. Uma fala inocente do filho de quatro anos, que estava presente na cerimônia, provocou uma profunda reflexão sobre o seu ofício. “Ele perguntou se eu já havia levado os meus alunos ao jardim zoológico. Essa homenagem é a prova de que talvez tenha conseguido levá-los a esse lugar, no sentido de ministrar uma docência mais leve”.

A valorização da docência e o protagonismo estudantil são os pilares do Sucessos do ofício. Na avaliação do pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, a homenagem, de alguma forma, inspira a comunidade da UFMG a aprimorar as relações de estudo e trabalho, humaniza as relações construídas na sala de aula e reconhece as práticas docentes inovadoras e colaborativas. “Ao ler os relatos deu muita vontade de ser aluna desses docentes”, resumiu Bréscia Nonato, do GIZ.

Este vídeo, transmitido durante a cerimônia, reúne recortes dos relatos dos estudantes.

Docentes homenageados e discentes responsáveis pelas indicações

Luciano Mendes de Faria Filho, da Faculdade de Educação
Indicado por Samira Maria Araújo, Telma de Souza Santos Viana e Kelly Maria Evangelista

Roselene Ecco, da Escola de Veterinária