Estudantes promovem o Dia da África na UFMG

Na sexta-feira, Praça de Serviços funcionará como 'embaixada' de 13 países do continente

Os estudantes Siad Amadou (Benin), Esperant Chardevy (República do Congo), Princess Kambilo (República Democrática do Congo) e Gracia Wanatu (República Democrática do Congo), alguns dos organizadores do evento
Siad Amadou (Benin), Esperant Chardevy (República do Congo), Princess Kambilo e Gracia Wanatu, ambas da República Democrática do Congo, integram equipe organizadora Coletivo Africultura

Tu Shehekee Mizizi Yetu: celebrando nossas raízes é o tema da primeira edição do Dia da África, organizado pelo Africultura, coletivo de alunos oriundos do continente matriculados na UFMG. A data é celebrada oficialmente em 25 de maio e, de quarta (23) até sexta-feira, o grupo promoverá palestras, mesas-redondas, exibição de filmes, rodas de conversa, feira, oficinas e apresentações artísticas que celebram as várias culturas africanas.

Com o objetivo de divulgar as culturas africanas, contribuindo para desfazer preconceitos e distorções e promover a interação dos estudantes intercambistas e não intercambistas, a Praça de Serviços vai se transformar, nesta sexta, em uma “embaixada” de 13 países africanos: alunos apresentarão, em stands, informações culturais e históricas sobre seus países. Nesta quarta e quinta-feira, as palestras, mesas-redondas e exibições de filmes serão realizadas no Auditório 1 da Face.

Uma das organizadoras do evento, a congolesa Olga Kambilo, estudante de Comunicação Social, explica a necessidade de celebrar o Dia da África na UFMG: “O primeiro paradigma que queremos quebrar é o do ‘país-África’. Muita gente considera a África como um país só, e não um continente. Pensam que somos todos iguais e viemos todos do mesmo lugar. Por isso, queremos mostrar o outro lado da África e da nossa cultura. A cultura africana é muito complexa e ampla pelo fato de termos 54 países", diz Kambilo. Segundo ela, as mídias internacionais tendem a focalizar aspectos negativos do continente, ignorando sua riqueza. "Tentaremos quebrar estereótipos e contar a história das lutas por independência que ainda são desconhecidas, além de mostrar nossa diversidade cultural."

As atividades do Dia da África nesta quarta e quinta-feira serão realizadas nos dias 23 e 24, a partir das 14h, no Auditório 1 da Face. Na sexta-feira, 25, as apresentações na Praça de Serviços terão início às 10h. De quarta até sexta, a Praça de Serviços também recebe a Feira Afro. A programação do evento está disponível no Facebook

Dalila Coelho