Formas de Ingresso

Estudantes podem fazer download de ferramenta que simula inscrições no Sisu

Com o programa, candidato pode comparar informações sobre desempenho

O simulador de notas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta inédita anunciada neste ano pelo Ministério da Educação (MEC), pode ser utilizado pelos candidatos em qualquer computador. O MEC disponibilizou para download o simulador para ajudar os estudantes a escolher o curso superior. O objetivo da plataforma é fazer comparativo de informações, para aperfeiçoar o desempenho dos alunos.

O simulador ajuda o estudante a ter uma noção sobre o que ele precisa melhorar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ser selecionado no curso desejado. Com a ferramenta – que será um instrumento de consulta permanente –, à medida que o estudante inserir as notas, poderá verificar para qual universidade teria sido aprovado e em quais opções.

O programa, desenvolvido pela equipe de Business Intelligence (BI) da Secretaria Executiva do MEC, tem uso bem simples. Basta que o estudante acesse a página do Sisu na internet e clique no link “Simule aqui seu desempenho no Sisu”. Depois disso, será aberta outra página, com a opção “download”.  Com o simulador instalado, o estudante deve inserir suas notas do Enem e poderá filtrar a comparação por região, turno e cursos. A simulação vale apenas para as modalidades de ampla concorrência ou reservas de vagas da Lei nº 12.711/2012.

Ao entrar no simulador, com a ferramenta já instalada no computador, o estudante coloca as notas obtidas nas disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação, de qualquer das edições do Enem que tenha participado. Depois, marca a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, usa os filtros disponíveis. Caso deseje uma simulação mais específica, pode ainda selecionar algumas das modalidades de concorrência, a região e a UF (unidade da federação) de sua preferência, além do curso e turno desejados.

O simulador faz um comparativo com todas as edições passadas do Enem, desde 2010 (primeiro semestre), quando o Sisu foi implantado pela primeira vez, até 2018 (segundo semestre), mostrando a menor nota que possibilitou o ingresso em determinada graduação, por universidade e edição do Sisu. Veja a reportagem no site do MEC:

Com Assessoria de Comunicação Social do MEC