Ensino

Estudantes querem romper com padrões tradicionais do empreendedorismo

Terceira edição do evento 'Ruptura' é focada na construção conjunta de soluções para problemas tecnológicos e sociais

x
Edição anterior do evento: participantes enfrentarão vários desafios
'Ruptura'/Facebook

O ENG200 – Programa de Inovação na Educação em Engenharia promove, de 20 a 22 de setembro, o Ruptura, evento organizado por estudantes da UFMG que visa romper com as convenções de empreendedorismo tradicionais, buscando novas formas de envolver as pessoas. 

Estruturada em palestras, oficinas, desafios e mentorias, esta edição, que tem como tema Qual o nosso futuro?, pretende provocar uma reflexão crítica sobre as formas habituais de empreendedorismo e a necessidade de aprofundar a dimensão social e colaborativa da atividade. “A temática desta edição é o empreendedorismo social e vamos focar no colaborativismo, na construção em conjunto, com ações práticas para ‘colocar a mão na massa’”, explica Paulo Filardi, estudante de Engenharia Elétrica e um dos organizadores do evento.

Um dos destaques da atividade é a proposta de desafios que devem ser solucionados pelos participantes. Em meio a casos sociais, problemas de tecnologia e desenvolvimento do próprio negócio, propostos por empresas parceiras, os participantes poderão se organizar em grupos e trabalhar coletivamente para a solução das demandas. As soluções finais serão apresentadas a uma banca avaliadora, e os melhores grupos, premiados.

Oficinas e palestras
As oficinas, ministradas por grupos como Perestroika, Fábrica de Rabiscos, Escola da Felicidade, Hub Social, Lemonade e Casa2 Design, abordarão temas relacionados diretamente com empreendedorismo, cursos de autoconhecimento e atividades de criatividade. Os participantes poderão escolher entre 18 minicursos que serão ofertados nos dias 20 e 21 de setembro.

A palestra de abertura do evento será feita por Pamela Lopes, da ONG Litro de Luz, e, para encerrar, no dia 22, o diplomata Juliano Pinto ministrará a palestra Cultura empreendedora no Vale do Silício. Ruptura também promoverá palestras de empreendedores sociais, como Orlando Silva, da plataforma #PartiuDoarSangue, gestores de startups, como Anna Martins, da Órbi, e Felipe Byrro, da Melhor Plano, assim como gestores de grandes empresas, como Sebastião Tomás, da Cenibra, e Eduardo Sasaki, do Banco Santander.

As atividades ocorrerão no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), na Escola de Engenharia e na Reitoria, no campus Pampulha, e no Edifício Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade. O evento é aberto à comunidade externa, e as inscrições devem ser feitas no Sympla. Mais informações e a programação estão disponíveis no evento no Facebook.

Dalila Coelho