Estudioso da internet, Virgílio Almeida ganha perfil na ‘Diversa 95’

Professor do DCC investiga a grande rede de computadores para além da dimensão tecnológica

Virgílio Almeida:
Virgílio Almeida: estágio mudou rota acadêmicaIlustração: Gabriel Lisboa sobre foto de Foca Lisboa

Testemunha – e personagem – da chegada e do avanço da internet no Brasil, o professor Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do ICEx, tem sua trajetória abordada em mais um perfil publicado na edição especial da Revista Diversa que comemora os 95 anos da UFMG.

Virgílio ingressou na UFMG, em 1969, como estudante de engenharia elétrica, mas um estágio na área de linguagem de computadores no Centro de Computação (Cecom) mudou sua rota. Mais tarde, foi aprovado em um concurso da Petrobras, na área de análise de sistemas. “A análise de sistemas foi entrando na minha vida de tal forma que eu acabei acompanhando bem de perto a evolução da internet no Brasil. Eu me apaixonei pelo campo porque ele desenha e planeja os meios para que a informação seja processada. Esse conhecimento acabou sendo essencial para a chegada da internet ao país”, contou o professor à repórter Luana Macieira.

Conteúdos
Uma série de artigos, perfis e conteúdos jornalísticos alusivos aos 95 anos da UFMG serão publicados nos próximos meses na edição especial da Revista Diversa. O número deverá ganhar uma versão impressa quando estiver consolidado. Até o momento, foram publicados artigos sobre a relação entre a universidade e as cidades, de autoria do professor Maurício Campomori, da Escola de Arquitetura, e perfis dos professores Carlos Roberto Jamil CuryMagda Becker Soares e Ângela Vaz Leão.

A proposta desta edição especial é retratar parte da história da Universidade por meio de personagens que contribuíram para a sua construção e de reflexões sobre temas que lhe são caros, como inovação, educação básica, inclusão e ações afirmativas e a cultura como dimensão acadêmica e transversal.