Pesquisa e Inovação

Estudo da Farmácia propõe alternativa para enfrentar o glaucoma

Novo tratamento, em fase de testes, é apresentado no episódio desta semana do ‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa

Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível segundo a OMS
Glaucoma pode levar à cegueira irreversível Foto: Well Cabral | Pexels

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. A doença está associada, principalmente, ao aumento da pressão interna do olho e atinge o nervo óptico, responsável pela conexão entre o olho e o cérebro para formar a visão. 

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Farmácia da UFMG propõe um novo tratamento para o glaucoma com base na acetazolamida, substância que bloqueia a produção do fluido ocular ‒ o humor aquoso ‒ e que, por isso, pode levar à diminuição da pressão dentro do olho.

O trabalho, apresentado como tese de doutorado pelo farmacêutico Pedro Henrique Reis da Silva, propõe a aplicação do fármaco por meio de um implante intravítreo, dispositivo biodegradável com menos de um centímetro, que é inserido no olho por meio de cirurgia. Uma das vantagens dessa solução seria o custo mais baixo em relação a outros tratamentos já existentes contra o glaucoma.

Os resultados dos testes de eficácia realizados in vitro (em laboratório) e in vivo (com animais) foram considerados satisfatórios. Alguns pacientes que já esgotaram outras possibilidades terapêuticas tiveram acesso ao novo tratamento off label (antes da regulação dos órgãos competentes). Mas, para que o tratamento seja disponibilizado para o público amplo, são necessários ainda testes em larga escala e com humanos.

O estudo foi realizado sob orientação do professor Christian Fernandes e coorientação dos professores Armando da Silva Cunha Júnior e Gerson Antônio Pianetti, da Faculdade de Farmácia da UFMG. A pesquisa contou com parceria da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do Aqui tem ciência:


Pedro Henrique Reis propõe implante intraocular que libera acetazolamida para tratar o glaucoma
O farmacêutico Pedro Henrique Reis, autor da tese Foto: acervo pessoal

Raio-x da pesquisa

Título: Implantes intravítreos contendo acetazolamida para o tratamento do glaucoma: desenvolvimento e caracterização

Autor: Pedro Henrique Reis da Silva

Programa de pós-graduação: Ciências Farmacêuticas

Orientador: Christian Fernandes

Coorientadores: Armando da Silva Cunha Júnior e Gerson Antônio Pianetti

Financiamento: Capes e CNPq

O episódio 159 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Alessandra Ribeiro e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade. O programa vai ao ar no site da emissora e na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às sextas, às 20h, e fica disponível também em aplicativos de podcast, como o Spotify