Pesquisa e Inovação

Estudo mostra que 85% dos serviços domésticos são feitos por mulheres

Pesquisa estima também que trabalho doméstico geraria 10% do PIB brasileiro

Jornada Cristina de Jesus: discussão sobre trabalho doméstico
Jornada Cristina de Jesus: discussão sobre trabalho doméstico Foto: Arquivo pessoal

Um estudo sobre o trabalho doméstico no Brasil, desenvolvido na UFMG, mostrou que as mulheres são responsáveis por 85% dos afazeres domésticos e passam a maior parte do seu tempo realizando essas atividades para outros membros da família. Os homens, por exemplo, são os principais beneficiados por essa transferência de tempo.

Na tese Trabalho doméstico não remunerado no Brasil: uma análise de produção, consumo e transferência, defendida no Programa de Pós-graduação em Demografia da Faculdade de Ciências Econômicas, a pesquisadora e demógrafa Jordana Cristina de Jesus estimou que o trabalho doméstico geraria o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB), caso fosse remunerado.

Nesta segunda-feira, 6, Jordana de Jesus, que é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, falou sobre os dados e esclareceu como foi o processo de pesquisa e as motivações para a elaboração da tese, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

“A ideia da tese é contribuir para tirar o trabalho doméstico da invisibilidade, porque é um trabalho que carece de visibilidade social e também econômica. Nossa ideia era falar de números e aplicar medidas já utilizadas para promover uma ampla discussão sobre o trabalho doméstico”, explicou.

ouca-a-conversa-com-alessandra-dantas-06-08-2018.mp3

Produção de Daniel Silveira, sob orientação de Alessandra Dantas