Notícias Externas

Nova mostra da Coleção Livro de Artista tem como tema a infância

Os Pré-livros, de Bruno Munari, para crianças que ainda não sabem ler, são um dos destaques da exposição
Os Pré-livros, de Bruno Munari, para crianças que ainda não sabem ler, são um dos destaques da exposição Acervo da Coleção Livro de Artista

“Eu nunca leio, só vejo as figuras”. A frase dita em 1968 pelo artista pop estadunidense Andy Warhol (e que poderia ser dita por grande parte das crianças do mundo) se transformou no nome da nova mostra em cartaz na Biblioteca Central. O acervo faz parte da Coleção Livro de Artista, que é a primeira coleção especial deste tipo em uma biblioteca universitária do Brasil. Iniciado em 2009, o acervo conta com mais de 1500 títulos, recebidos de artistas brasileiros e estrangeiros, como Décio Pignatari, Dick Higgins e Lenora de Barros. A exposição atual apresenta 50 livros que tratam do tema “Infância”, e estão divididos em categorias como formas e cores, animais, alfabetos, jogos e brincadeiras, livros animados, contos e livros para colorir. Entre as 50 peças apresentadas, estão obras do já citado Andy Warhol, Wlademir Dias Pino, Bruno Munari e Ziraldo, que perpassam a arte conceitual, minimalismo, pop arte e outros movimentos da arte contemporânea. Inclusive parte dos livros da mostra está disponível para consulta em horários predeterminados e com atendimento por bolsistas.   


O professor da Escola de Belas Artes, Amir Brito, curador da mostra, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A exposição 'Eu nunca leio, só vejo figuras' pode ser visitada até o dia 12 de novembro, de segunda a sexta feira, das 7h às 22h, na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, no quarto andar da Biblioteca Central da UFMG, no Campus Pampulha. Para mais informações pelo telefone 3409-4615. Você também pode acessar parte dos livros expostos por meio do blog da Coleção Livro de Artista.

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Hugo Rafael