Pessoas

Eufrânio Júnior, do ICEx, é nomeado ‘fellow’ da Royal Society of Chemistry

Professor do Departamento de Química é o brasileiro mais jovem a receber o título da entidade com sede no Reino Unido

Eufrânio Júnior: síntese de moléculas para produção de medicamentos
Eufrânio Júnior: síntese de moléculas para produção de medicamentos Foto: Arquivo pessoal

O professor Eufrânio Nunes da Silva Júnior, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, tornou-se fellow da Royal Society of Chemistry (RSC), do Reino Unido, considerada a mais importante organização dedicada ao avanço das ciências químicas.

Fundada em 1841, a RSC concede o título de fellow aos associados que tenham feito contribuições notáveis para o avanço da química. Anualmente, são nomeados cerca de 50 pesquisadores. Eufrânio Júnior, que é membro da organização desde 2015, passa a integrar o grupo de quase 1.700 fellows da RSC, 5% dos quais detentores do Prêmio Nobel.

Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, eleito para o período 2020-2024, Eufrânio é pesquisador da área da química orgânica e atua com eletroquímica, organocatálise, catálise homogênea e heterogênea, nanocatálise, entre outros temas. Integra projetos multidisciplinares em campos como a biologia molecular e a química medicinal. Um foco do seu trabalho mais recente é a síntese de moléculas com potencial para se tornar medicamento contra o Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas. Recentemente, o pesquisador tem se dedicado também a estudos sobre compostos para baterias destinadas ao armazenamento de energia limpa (eólica e fotovoltaica, por exemplo).

Publicações de alto impacto
O professor da UFMG desenvolve projetos em colaboração com pesquisadores brasileiros e de países da Ásia, Europa e América. Eufrânio Júnior publicou mais de 130 trabalhos em revistas de alto fator de impacto e tem fator H=40. Atua intensamente também na formação de pesquisadores e profissionais, da iniciação científica ao pós-doutorado. Capacidade de liderança, de orientação acadêmica e de internacionalização são aspectos cruciais para as escolhas da Royal Society of Chemistry.

“Uma das missões fundamentais dos fellows da RSC é trabalhar para consolidar as bases de uma ciência melhor, mais diversa, mais amigável e mais colaborativa”, afirma Eufrânio Júnior, o brasileiro mais jovem a integrar o grupo de fellows. Ele ressalta o papel crucial das agências de fomento, brasileiras e estrangeiras, em sua formação e no desenvolvimento de suas investigações. Na UFMG, ele chefia o Laboratório de Química Sintética e Heterocíclica.

Prêmios
Eufrânio Nunes da Silva Júnior atua no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Catálise (INCT-Catálise) e na Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Recebeu diversos prêmios como o RSC/BMOS Young Investigator, Destaque em Pesquisa na categoria Jovem talento da SBQ e o Prêmio CNPq-SBQ-RSC Brazilian Chemistry Certificate of Distinction. Foi professor visitante na Universidade de Göttingen, na Alemanha, com financiamento da Capes, e da Fundação Alexander von Humboldt, sediada no mesmo país. Em 2022, Eufrânio Júnior foi chair do 18th Brazilian meeting on organic synthesis, o mais importante evento de síntese orgânica da América Latina.

Graduado pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Eufrânio é mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor pela Universidade de Brasília (UnB). El também desenvolveu estudos de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com informações da ABC e da Capes