Evento de psicologia reúne pesquisadores em Mariana

O Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Ufop, em Mariana, vai receber nesta semana (6 a 8 de abril) o 34º Encontro Anual Helena Antipoff e o 14º Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.

Os eventos são promovidos pela Faculdade de Educação da UFMG, pelo Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), pela Sociedade Brasileira de História da Psicologia e pela Ufop.

O Encontro Helena Antipoff, realizado desde a década de 1980, é um dos eventos ininterruptos mais antigos da área da Psicologia no Brasil. A cada ano, o encontro se organiza por temática que faça referência à obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff. O tema da edição de 2016 é Psicologia, educação e o debate ambiental – retomando a perspectiva ecológica de Helena Antipoff. Essa escolha foi motivada pela preocupação com a proteção do meio ambiente presente nas propostas antipoffianas desde a década de 1950 e pelas reflexões geradas pelo desastre socioambiental causado pelo rompimento de barragem de rejeitos de mineração, em Mariana.

Os encontros vão contar com palestras de Laurent Gutierrez, da Universidade de Rouen (França), Béatrice Haengelli-Jenni, da Universidade de Genebra (Suíça), Eda Tassara, da Universidade de São Paulo (USP), e Denise Jodelet, da Universidade de Sorbonne (França).

As inscrições devem ser feitas no primeiro dia do evento, que será aberto às 8h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail encontroantipoff2016@gmail.com.