Arte e Cultura

Oficinas do Festival de Verão abordam processo criativo e ‘expansão de si’

Nas atividades, os participantes poderão se expressar por meio de HQs e vivenciar situação análoga à experimentada por um artista

Oficina ensina participantes a se expressarem através das técnicas de produção das HQs
Oficina ensina participantes a se expressarem por meio das técnicas de produção das HQs Arte: Gilson Ribeiro

A expressão que o artista faz de si por meio de suas obras, seja ele amador ou profissional, e seus processos criativos são o mote de duas oficinas do 12º Festival de Verão da UFMG.

Em Expansão de si através das HQs, o educador social Gilson Ribeiro vai convidar adultos e crianças – com mais de 12 anos – a produzirem histórias em quadrinhos capazes de expressar e transmitir as suas vivências, memórias e devaneios.

Segundo Ribeiro, os interessados não precisam ter nenhuma habilidade prévia em desenho para participar da atividade: como pré-requisito, apenas que sejam “pessoas interessadas em narrativas e dispostas a se expressar”, diz o professor.

A oficina é um desdobramento de atividade que Gilson desenvolve com crianças e adolescentes em situação de rua. Nesse trabalho, o educador busca apresentar os princípios básicos da concepção de histórias em quadrinhos, usando para isso uma metodologia que ele mesmo desenvolveu, adaptável a cada tipo de público.

Produto e processo
Em Imagens pro-vocadas: processo criativo compartilhado em artes visuais, o professor de artes visuais da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) Genesco Alves vai levar os participantes a “viverem uma situação análoga àquela que o artista profissional experimenta durante o seu processo de criação”, afirma.

“Para entender a arte contemporânea, uma premissa é não focar apenas no produto, mas também no processo criativo. Em termos práticos, o que vou propor é a exploração, por parte dos alunos, das suas próprias experiências, vivências e memórias, de forma a buscar entender como é possível potencializar essa experiência como recurso de criação artística”, explica.

A oficina propõe experimentações com diferentes modalidades artísticas, como fotografia, desenho, pintura, cerâmica e modelagem. Na atividade, elas funcionam como caminhos para a produção artística, mas sempre com o foco no processo de concepção, e não no produto final.

“Na prática, faremos experiências, jogos, experimentaremos vivências. A ideia é pôr os alunos diante do desafio de confrontar seu próprio processo criativo”, afirma. Os resultados desse trabalho serão apresentados no dia 8 de fevereiro, a partir das 17h, no Conservatório UFMG.

A inscrição para cada oficina do Festival de Verão custa R$ 20 e pode ser feita no site do evento até o início das atividades. Inscrições também podem ser feitas no posto que a Fundep mantém na Praça de Serviços do campus Pampulha, na loja 7. Lá, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para informações é o (31) 3409-4220.

Atualizações sobre o Festival de Verão da UFMG também podem ser obtidas no Facebook, no Twitter e no Instagram. O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. Já o Centro Cultural está localizado na Avenida Santos Dumont, 174, Centro, em frente à Praça Rui Barbosa.

Imagens pro-vocadas: processo criativo compartilhado em artes visuais
Período: 5 a 8 de fevereiro, das 13h às 17h
Local: Conservatório UFMG, sala 2

Expansão de si através das HQs