Institucional

Ronaldo Pena recebe título de professor emérito

Homenagem foi proposta pela Faculdade de Odontologia da UFMG

Ronaldo Pena com o jaleco de odontólogo:
Ronaldo Pena com o jaleco de odontólogo: misto de alegria e gratidãoFoca Lisboa / UFMG

De jaleco branco, o engenheiro Ronaldo Pena recebeu, na noite desta segunda-feira, dia 20, o título de professor emérito da UFMG. A homenagem simboliza a sua histórica identificação com a Faculdade de Odontologia, responsável pela indicação. "Somos, é certo, de nossa escola de origem [Engenharia], mas somos, igualmente, da Universidade. Ao receber o título da Faculdade de Odontologia, ouso imaginar, e aqui me afasto da modéstia, que essa homenagem é dirigida a alguém que procurou, ao longo da sua vida universitária, contribuir para a causa da Universidade como um todo", disse Ronaldo Pena, reitor da UFMG de 2006 a 2010.

O jaleco branco que ele trajou durante a cerimônia é uma vestimenta que os professores titulares da Unidade usam sobre a camisa com a gravata durante as defesas de teses de doutorado.

Sandra Goulart Almeida:
Sandra Goulart Almeida: legado que poucos deixarão 
Foca Lisboa / UFMG

Como destacou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a cerimônia foi, simbolicamente, a primeira realizada no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas (CAD 3), prédio que resultou de uma das muitas ações empreendidas no mandato de Pena, engenheiro graduado pela UFMG. Depois de pontuar os fatos mais relevantes da trajetória do homenageado, relacionando-os com a própria história da Universidade nos últimos 50 anos, a reitora afirmou: “Muito poucos dentre nós têm ou terão o privilégio de olhar para trás e vislumbrar tamanho legado”. 

Na saudação ao novo emérito, a professora Maria Elisa de Souza e Silva, chefe do Departamento de Odontologia Restauradora, ressaltou que seu currículo acadêmico, sua dedicação à Universidade e a importância de sua atuação como gestor o credenciam a receber a honraria. 

Pena contou que diante da notícia de que receberia o título, dois sentimentos o invadiram: “de um lado, a alegria pela homenagem honrosa e, de outro, a mais profunda gratidão. Somos todos, antes de mais nada, vocacionalmente professores, e nenhum título, qualquer que seja a sua natureza, excede o de professor emérito”, disse. "Sinto-me entre amigos, nessa Universidade que tanta importância teve e tem em minha vida", completou.

Maria Elisa:
Maria Elisa: história de camaradagem e afetoFoca Lisboa / UFMG

Vínculo afetivo
Segundo Maria Elisa de Souza e Silva, o vínculo entre o professor Ronaldo Pena e a Faculdade de Odontologia teve início na década de 1990, quando ele abraçou a causa da mudança da unidade acadêmica para o campus da Pampulha. “Foi o começo de uma história de muita camaradagem e afeto”, relembrou. 

Esse apoio foi renovado em épocas diferentes, destacou a professora, lembrando por exemplo o empenho de Pena, como pró-reitor de Planejamento, na execução do Projeto Campus 2000, o que possibilitou a efetiva construção do prédio, inaugurado em 2001, e, em 2006, no início de seu Reitorado, a abertura de fonte orçamentária específica para compra de material odontológico, devido ao reconhecimento de que as atividades de ensino do curso de Odontologia implicam gastos diferenciados. 

Henrique Pretti:
Henrique Pretti destacou a atuação de Pena à frente do BH-TecFoca Lisboa / UFMG

A atuação mais abrangente de Ronaldo Pena em favor de toda a Universidade também foi destacada pelo diretor da Faculdade de Odontologia, Henrique Pretti, que citou seu papel na condução do projeto do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), do qual foi o primeiro presidente. 

Testemunha da expansão
Sandra Goulart Almeida comentou que, como reitor, Ronaldo Pena presenciou um momento que concentrou algumas das transformações mais significativas pelas quais passou a UFMG em sua história: o efeito da adesão ao Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), "que redundou na expansão de quase 40% no número de vagas anuais para a graduação, com a consequente expansão do corpo docente em semelhante proporção”.

Segundo a reitora, a articulação específica do projeto Reuni também garantiu as condições para um importante crescimento qualificado da pós-graduação na instituição. “E fica como tarefa para a história registrar devidamente, no futuro, a decisiva participação da Administração Central da UFMG na própria elaboração das diretrizes do Programa, que tanto impactou o ensino superior no Brasil." Com o Reuni, disse ela, "viabilizaram-se recursos que permitiram avançar em muito no ciclo de construção dos campi – o que talvez seja a marca mais visível da trajetória de Ronaldo Pena nesta universidade”.

Trajetória
Engenheiro eletricista graduado pela UFMG e mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ronaldo Pena fez doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade do Texas, em Austin. Iniciou sua carreira acadêmica na UFMG em 1974, como professor assistente, em regime de dedicação exclusiva, do Departamento de Engenharia Eletrônica. Em 1991, por concurso de provas e títulos, tornou-se professor titular de automação e controle, no mesmo Departamento.

Participou da formação de mais de mil engenheiros eletricistas e liderou a criação do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação, cuja primeira turma foi admitida em 1998. Orientou cerca de 100 alunos de graduação, 23 dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Na pesquisa tecnológica, acumulou larga experiência em controle de processos industriais, tendo prestado consultoria, por meio da Universidade, a empresas dos segmentos siderúrgico, mineral e energético.

Presidiu a Sociedade Brasileira de Automática e duas edições do Congresso Brasileiro de Automática, ambos realizados em Belo Horizonte, em 1986 e 2014. Foi diretor da Escola de Engenharia, de 1990 a 1994, pró-reitor de Planejamento, de 2000 a 2006, e diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), de setembro de 2010 a março de 2018. 

Ronaldo Pena recebeu o diploma de professor emérito da reitora Sandra Goulart Almeida e do diretor Henrique Pretti
Ronaldo Pena com o diploma de emérito recebido da reitora Sandra Almeida e do diretor Henrique Pretti Foca Lisboa / UFMG

Ana Rita Araújo