Notícias Externas

Exigência de passaporte da vacinação é constitucional, defende professor da Faculdade de Direito

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, José Luiz Quadros de Magalhães analisa a medida que vem sendo adotadas por prefeituras para entrada em alguns locais

José Luiz Quadros defende que municípios têm competência legal para exigir vacinação
José Luiz Quadros defende que municípios têm competência legal para exigir vacinação Arquivo pessoal

Algumas cidades brasileiras já passaram a exigir que o cidadão apresente comprovante de vacinação contra a covid-19 para entrar em alguns estabelecimentos ou eventos. Contam com a medida, por exemplo, os municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Betim (MG). Mas a exigência suscita polêmicas. O principal questionamento é se a medida é mesmo legal, se os municípios podem publicar decretos com essa exigência.

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, José Luiz Quadros de Magalhães, professor de Direito da UFMG e da PUC Minas, explica que a exigência do chamado passaporte de vacinação é sim constitucional. Segundo o professor, "nenhum cidadão tem liberdade de comprometer a saúde e a vida do outro”. Ele afirma ainda que o argumento de que a medida fere a liberdade do cidadão parte ou da desinformação e ignorância ou da má fé de algumas pessoas que querem propositalmente confundir.

Ouça no SoundCloud a entrevista concedida à jornalista Alicianne Gonçalves.

Amanhã, a Rádio UFMG Educativa continua a falar sobre o tema. Professores da UFMG explicam em reportagem quais são os benefícios desse tipo de medida do ponto de vista epidemiológico e qual é o impacto disso para a circulação de pessoas a nível mundial.