Arte e Cultura

Em mostra fotográfica, estudantes do CP revelam sua visão sobre a cidade universitária

Alunos foram estimulados a pensar a diferença entre o ‘ver’ e o ‘olhar’

Uma das fotos da exposição
Uma das imagens da exposição Larissa Santos / Centro Pedagógico

Está aberta até sexta-feira,15 de dezembro, no Centro Pedagógico, a exposição de fotografias A cidade universitária sob o olhar da juventude – passado, presente e futuro, concebida pelas professoras Araci Rodrigues Coelho e Andreia de Assis Ferreira, do Centro Pedagógico (CP), com participação dos estudantes Larissa Santos, Solano de Melo, Giulia dos Santos, Henrique dos Santos e Alice Miranda,do nono ano B, .

Fruto de pesquisa de pós-doutorado realizada por Araci Rodrigues, a exposição serviu, também, para promover a aproximação dos alunos com uma metodologia de leitura da cidade, proporcionando o desenvolvimento da consciência das relações entre presente, passado e futuro. Essa metodologia, segundo as organizadoras, baseia-se na educação do olhar, no caminhar reflexivo, na apreensão sensível da materialidade, do simbólico e da sociabilidade presentes no espaço da cidade. No caso, uma cidade universitária, a UFMG, dentro de outra cidade, Belo Horizonte.

“Essa metodologia funciona como uma alternativa no ensino de história aos métodos tradicionais e livrescos com os quais deparamos nas salas de aula. Educamos o olhar dos alunos para uma visão mais humana e histórica, o que vai contra a cultura do pronto, em que estão inseridos”, afirma Araci.

O olhar versus o ver
Durante a atividade, partiu-se da diferenciação entre o ver e o olhar. De acordo com as idealizadoras, ver é uma atitude involuntária, ingênua, superficial, que registra espontaneamente aquilo que está visível. Já olhar é próprio daqueles que investigam, é intencional e exige profundidade.

A exposição está montada no terceiro andar do Centro Pedagógico, e a entrada é aberta ao público.

Com Centro Pedagógico da UFMG