Dias do livro e da biblioteca são celebrados com troca de obras, encontro sobre IA e exposição de mangás
Eventos ocorrem neste mês no campus Montes Claros e nas escolas de Veterinária e de Ciência da Informação

Em comemoração ao Dia Nacional da Biblioteca e ao Dia Mundial do Livro, celebrados nos dias 9 e 23 de abril, a UFMG promove exposição de mangás, trocas de livros e evento sobre inteligência artificial. As atividades, que visam aproximar a comunidade acadêmica dos espaços de fruição do conhecimento e da cultura, são iniciativas das bibliotecas das escolas de Veterinária e de Ciência da Informação, no campus Pampulha, e do Instituto de Ciências Agrárias, localizado em Montes Claros.
“Na correria do dia a dia, às vezes não temos o hábito de fazer uma leitura sem compromisso”, explica a bibliotecária Cristiane Gomes. Com base nessa constatação, ela idealizou um projeto para troca de livros na Biblioteca da Escola de Veterinária. Até esta sexta sexta, dia 11, o espaço vai receber livros de literatura em bom estado de conservação para a troca literária, que ocorrerá de 14 a 25 de abril.
Inteligência artificial e competência em informação
Com o objetivo de discutir os impactos das tecnologias emergentes nas práticas informacionais, a Biblioteca Etelvina Lima, da Escola de Ciência da Informação (ECI), promove a nona edição da Semana do Bibliotecário. O evento será realizado de 22 a 24 de abril, no auditório Adriana Bogliolo, sala 1000 da ECI.
O evento vai abordar os desafios e as perspectivas do uso da inteligência artificial no setor, como o papel dos bibliotecários e as habilidades necessárias para atuar nesse novo cenário. A ECI vai sediar apresentações de trabalhos de discentes e ex-discentes (de graduação, pós-graduação e extensão), palestras, mesas-redondas e minicursos, promovendo diálogo entre teoria e prática.
Em pauta, estarão questões como o uso ético da IA, o combate à desinformação, a mediação do conhecimento e o desenvolvimento de competências informacionais em tempos de rápidas mudanças tecnológicas. A programação e os links para inscrição estão disponíveis no site da 9ª Semana do Bibliotecário.
Quadrinhos do Oriente
A Biblioteca Universitária do Instituto de Ciências Agrárias vai sediar uma atividade no âmbito da Mostra Sua UFMG 2025 do campus regional de Montes Claros. Trata-se da exposição Mangás: quadrinhos do Oriente, que será inaugurada em 26 de abril e poderá ser visitada das 9h às 17h. A mostra permanecerá até 9 de maio, das 7h às 22h.
O material a ser exposto integra a coleção particular do bibliotecário Josiel Machado Santos. O acervo reúne publicações em língua nacional e edições originais japonesas. Entre os destaques estão O cão que guarda as estrelas, de Takashi Murakami, Os cavaleiros do zodíaco, de Masami Kurumada, e Jibaku-kun, de Ami Chibata.
“Os mangás são um espelho da sociedade japonesa, refletem suas aspirações, preocupações e valores. Ao abordar temas sociais, questões políticas e desafios contemporâneos, proporcionam aos leitores uma perspectiva única sobre a evolução da sociedade ao longo do tempo. Essa representação fidedigna também contribui para um entendimento mais profundo e inclusivo da cultura japonesa”, afirma Josiel, idealizador da mostra.
Para ele, iniciativas como essa despertam o interesse dos usuários para o conhecimento de novas formas de arte e leitura. “Num mundo dominado por telas, o interesse da comunidade acadêmica pelas bibliotecas deve ser continuamente estimulado", defende o bibliotecário.