Notícias Externas

Exposição levanta discussão da impressão 3D como possível resposta à crise habitacional

‘Casa impressa: moradia do futuro?’ exibe projetos de construção em diversos países

Setor da construção é o mais recente de uma longa lista de possibilidades para a impressão 3D
Setor da construção é o mais recente de uma longa lista de possibilidades para a impressão 3D Reprodução/YouTube Le blob, l’extra-média

A tecnologia de impressão 3D tem se popularizado cada vez mais nos últimos anos. Seus usos passam por projetos de design, criação de peças para máquinas, assim como produção de próteses, trazendo diversos avanços para o campo da medicina. Agora, a impressão 3D chega também ao mundo da construção, com a criação das casas impressas.

Esse avanço é tema da nova exposição da Aliança Francesa de Belo Horizonte, a mostra virtual Casa impressa: moradia do futuro?, já disponível no site da instituição. A mostra traz diversos exemplos de iniciativas relacionadas a essa tecnologia e levanta várias discussões sobre o assunto em busca do debate da real viabilidade desse tipo de projeto, que se autodenomina “low-cost”, “hi-tech” e “eco-friendly”.

O programa Noite Ilustrada desta quarta, 26, entrevistou o gerente cultural da Aliança Francesa em Belo Horizonte, Lucas Moraes, que detalhou a pesquisa aprofundada presente na exposição. Segundo ele, o público terá a chance de conferir imagens, textos, vídeo e áudio sobre as inúmeras possibilidades da impressão 3D aplicada à construção.

O gerente cultural destacou que “nos últimos 5 anos tem aumentado a presença das primeiras casas impressas em 3D em diversos países, como França, Rússia, Estados Unidos e China. Claro que ainda tem muitos aspectos para se aprimorar e para conseguir competir com as técnicas tradicionais. No México, por exemplo, já trabalharam essa questão do formato do que a gente chamaria de casas populares”.

Na conversa, Moraes também apontou outros desafios que o método enfrenta e convidou o público a visitar a mostra virtualmente, até 31 de julho, pelo site da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

Produção: Maron Filho e Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alessandra Dantas