Notícias Externas

Exposição mostra o cotidiano de pessoas privadas de liberdade

Mostra inclui relatos em primeira pessoa, séries de fotojornalismo, crônicas, poemas e imagens artísticas

Exposição itinerante apresenta vozes e olhares de homens privados de liberdade
Exposição itinerante apresenta vozes e olhares de homens privados de liberdade Divulgação / Projeto VOZ

Sujeitos esquecidos na sua monótona rotina ganham voz e contam histórias escondidas, por meio de fotografias, entrevistas, poemas, crônicas e filmes. Foi assim que a revista A Estrela convidou pessoas privadas de liberdade para romper o bloqueio do discurso e participar do debate sobre o sistema carcerário, por meio de suas próprias falas e vivências.

Além da publicação, uma exposição itinerante apresenta vozes e olhares dessas pessoas à rua. A partir deste sábado, 2 de dezembro, Belo Horizonte vai ter a oportunidade de conhecer a exposição A Estrela. Na mostra, relatos em primeira pessoa, séries de fotojornalismo, crônicas, poemas e imagens artísticas que estampam as páginas d'A Estrela.

A inauguração vai contar com musicais e mesas-redondas com a participação dos autores dos textos e fotos, além de representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Secretaria de Administração Prisional.

A jornalista Natália Martino, integrante do projeto Voz – que promove um conjunto de iniciativas na área de comunicação desenvolvidas em unidades prisionais –, concedeu entrevista ao Programa Conexões. Na edição desta quinta-feira, 30 de novembro, ela falou sobre o projeto e a exposição A Estrela.

ouca-a-conversa-com-alessandra-ribeiro-30-11-2017.mp3

A exposição A Estrela estreia neste sábado, 2 de dezembro, na Galeria Sesi Holcim (Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia). A visitação é gratuita e aberta ao público, de terça a domingo, das 9h às 18h.