Arte e Cultura

Exposição narra história do cinema em Minas Gerais

Iniciativa é resultado de parceria entre o curso de Museologia da UFMG e o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte

Projetor antigo de cinema
Projetor de cinema do início do século 20Acervo da exposição

Será inaugurada nesta terça-feira, 19, às 19h, no MIS Santa Tereza, a exposição Minas Entre-cenas, fruto de parceria entre o Curso de Museologia da UFMG e o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte. A exposição foi concebida pelos alunos do 6º período, no âmbito das disciplinas Exposição Museológica e Conservação em Museus, oferecidas no segundo semestre de 2017 e no primeiro de 2018.

A expografia é inspirada na produção cinematográfica, com ambiência que remete a um set de filmagem, e convida o visitante a experimentar perspectivas de diferentes personagens envolvidos com o ofício do cinema: roteirista, diretor, ator, sonoplasta, projecionista e espectador.

Os objetos em exposição – câmeras, projetores, fotografias, películas,  figurinos e  efeitos de sonoplastia de filmes da época – revelam exercício de curadoria e pesquisa que buscou abordar aspectos da cultura cinematográfica em Minas Gerais, no início do século 20, conferindo destaque aos processos de criação, produção e divulgação de produções da época. Foram selecionados materiais do acervo de Igino Bonfioli, pertencente à Escola de Belas Artes/UFMG, e do acervo tridimensional do MIS. Além disso, vasta pesquisa de imagens, fotografias, revistas e filmes foi realizada em outros acervos especializados.

A narrativa aborda os polos cinematográficos criados em torno dos precursores do cinema mineiro, como Igino Bonfioli e Aristides Junqueira (Belo Horizonte), Paulo Benedetti (Barbacena), Francisco de Almeida Fleming (Pouso Alegre e Ouro Fino), os irmãos Carlos e Américo Masotti (Guaranésia), Pedro Comello e Humberto Mauro (Cataguases) e Luiz Renato Brescia (Juiz de  Fora).

Preparo de objeto que compõe acervo da exposição
Preparo de objeto que compõe acervo da exposição Jussara de Freitas / UFMG

'Ofício cinema'
Minas Entre-cenas foi montada no MIS - Cine Santa Tereza, ligado à Fundação Municipal de Cultura e único cinema de rua público em Belo Horizonte. “O visitante poderá  se envolver com uma narrativa que explora o ‘ofício cinema’, imaginando como, em outros tempos, captavam-se imagens e produziam-se as películas que ganhavam as salas de exibição pelas mãos dos projecionistas. Esperamos que esse contato seja uma experiência capaz de despertar memórias e provocar questões sobre a preservação do patrimônio audiovisual de Minas Gerais”, afirma a professora Verona Segantini, da Escola de Belas Artes, uma das organizadoras da exposição.

Além de 13 alunos do curso de Museologia, o trabalho também envolveu colaboradores de outros cursos. De acordo com a estudante Elizabeth Moreno, a produção de uma exposição desse porte oferece contribuição decisiva para a formação dos estudantes, por ser a primeira atividade prática para muitos deles. “É um momento que possibilita experimentar conceitos abordados ao longo da graduação", argumenta.

A mostra poderá ser visitada até 8 de julho, de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 16h às 21h. O MIS Cine Santa Tereza está localizado na Rua Estrela do Sul, 89, no bairro Santa Tereza.