Notícias Externas

Exposição no MIS BH conta a história da cidade por meio de cinejornais

Mostra dividida nos eixos ‘Carnaval’, ‘Rios urbanos’ e ‘Ausências’ é baseada no acervo do Museu, que conta com mais de 600 produções no formato

Equipe técnica já trabalhava com acervo mesmo antes da pandemia
Equipe técnica já trabalhava com acervo mesmo antes da pandemia Acervo MIS BH

O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), exibe a exposição Cinejornais em Belo Horizonte. A mostra aborda vários aspectos dessa peça audiovisual, que consiste em um noticiário exibido nos cinemas antes do filme principal, no período entre as décadas de 1920 e 1980. Dessa maneira, é oferecido ao público um panorama da história da cidade a partir dessas produções. São abordados diferentes aspectos dos cinejornais, desde o surgimento à decadência, do processo de produção à conservação das películas, além de levantar três eixos de discussão: o carnaval, os rios urbanos, e as ausências.

O programa Expresso 104,5 dessa sexta-feira, 26, apresentou entrevista com a Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Janaina Melo. Ela classificou o cinejornal como importante documento de pesquisa sobre o cotidiano e a história da cidade e destacou o empenho da equipe técnica do MIS. Mesmo antes da pandemia, os profissionais vinham trabalhando com o acervo de mais de 600 cinejornais e identificaram a oportunidade de compartilhar parte desse material com o público.

A convidada explicou o contexto de difusão das peças audiovisuais. “Cinejornal era um processo de comunicação, de propaganda e de divulgação de informações antes mesmo da existência da TV e até da internet. É um formato que surge com a popularização do cinema, então, começa na década de 20 e funciona como estratégia de comunicação. Foi uma ação muito importante no contexto da segunda guerra mundial, de informação e de propaganda e perdura  pelo menos até os anos 80”, definiu.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

A exposição Cinejornais em Belo Horizonte pode ser visitada de quarta a sábado, das 11h às 18h. A entrada é gratuita, mediante agendamento pelo Portal da Prefeitura. O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte é localizado na Avenida Álvares Cabral, 560, Lourdes.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Alessandra Dantas