Notícias Externas

Exposição resgata a história da TV Itacolomi

Emissora foi a pioneira em Minas Gerais

TV Itacolomi foi a primeira emissora de Minas Gerais
TV Itacolomi tinha índio como mascoteImagem: reprodução de rede social

Você já ouviu falar da TV Itacolomi? É bem provável que não. Afinal de contas, lá se vão mais de 38 anos desde que a antiga emissora encerrou suas transmissões. Para quem não sabe, a Itacolomi foi o primeiro canal de tv do estado de Minas Gerais, começando a operar em 8 de novembro de 1955. Em um tempo no qual a produção para tv era o mais puro processo de improviso, a Itacolomi realizou teleteatros, transmitiu as primeiras partidas de futebol de Minas ao vivo, além de ter sido pioneira ao veicular sua programação na faixa da manhã. Naquela época, as emissoras de tv só exibiam seus programas no período da tarde. Se você despertou sua curiosidade pelos primórdios da televisão em Minas Gerais, você pode visitar a exposição “TV Itacolomi, a pioneira de Minas” que será aberta ao público, hoje, no Museu da Imagem e do Som (MIS) na Avenida Álvares Cabral.

A gestora do MIS, Siomara Faria, conversou com o programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa, nessa terça-feira, 11.

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-11-12-2018.mp3

A exposição “TV Itacolomi, a pioneira de Minas” fica aberta ao público até dezembro de 2019, sempre de segunda a sexta, a partir das 9h, no Museu da Imagem e do Som. O MIS fica na Avenida Álvares Cabral, 560, Centro. Para mais informações, ligue 3277-6330, ou acesse o facebook.com/museudaimagemedosombh.

Com produção de Daniel Silveira e Gabriela Sorice - sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael