Notícias Externas

Exposição ‘Retratistas do Morro’ está em cartaz em Belo Horizonte

Foto que compõe a exposição 'Retratistas do Morro'
Foto que compõe a exposição 'Retratistas do Morro' Foto: Afonso Pimenta

Com a popularização das câmeras e dos smartphones, conseguimos registrar desde os momentos mais importantes até os mais comuns das nossas vidas. Porém, não é de hoje que profissionais voltam suas lentes para situações do cotidiano. É isso o que mostra a exposição Retratistas do Morro, em cartaz no espaço CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais (Avenida Afonso Pena, 737, Centro).

Na mostra, estão expostos trabalhos dos fotógrafos brasileiros João Mendes e Afonso Pimenta, que trabalham desde a década de 1970 registrando o cotidiano dos moradores da Comunidade do Aglomerado da Serra, segunda maior favela do país, localizada em Belo Horizonte.

As fotos de João Mendes e Afonso Pimenta revelam outras versões da história das metrópoles e das populações de favela no Brasil, contadas a partir das experiências e visões de mundo de seus próprios moradores. São casamentos, nascimentos, batizados, jogos de futebol, velórios, formaturas e bailes.

A exposição é resultado das pesquisas realizadas pelo artista visual, pesquisador e empreendedor cultural Guilherme Cunha, que é também o curador da mostra. No programa Conexões desta quarta-feira, 19, ele falou sobre a mostra.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Bruno Esteves, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória