Exposição sobre parto e nascimento está no campus Saúde

No módulo Gestação, os visitantes aparecem
No módulo Gestação, os visitantes aparecem "grávidos" em montagens fotográficas Divulgação
Experiências lúdicas, debates, reflexões e trocas de informações que envolvem a gestação e o nascimento compõem a exposição Sentidos do nascer, que está de volta a Belo Horizonte neste mês. Até o próximo dia 1º, ela ficará montada no campus Saúde, com visitação das 11h às 19h, nos dias úteis.

A mostra é um projeto de extensão da UFMG desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte. Uma das atrações da iniciativa é o módulo Gestação, no qual são produzidas montagens fotográficas que deixam o visitante com a aparência de grávido. A reflexão também será despertada por meio da leitura de cartas em que gestantes descrevem suas preferências e desejos.

O debate que confronta diferentes pontos de vista sobre a melhor forma de nascer, questionando tendências e mitos, é a tônica do móduloControvérsias da exposição. O objetivo dessa discussão é prevenir prováveis riscos e traumas físicos e emocionais para a mulher e o bebê.

No módulo Nascimento, os visitantes passam por um equipamento que replica o canal do parto, resultando em vivência sensorial que simula a experiência do nascimento.

Também compõe a atividade a área de Conversas, espaço que favorece a troca de informações entre os visitantes. Esse módulo reúne exibição de filmes, depoimentos, jogos, palestras e debates.

Mais informações podem ser obtidas no site do projeto.