Arte e Cultura

Exposição Tomos apresenta releitura de atlas da anatomia humana do século 19

Trabalho artístico foi realizado por Wanda Tófani e Eugênio Paccelli Horta, professores da Escola de Belas Artes da UFMG

Intervenção de Wanda Tófani sobre obra do atlas
Intervenção de Wanda Tófani sobre obra do atlas Reprodução

Aberta até o dia 7 de junho na Faculdade de Medicina da UFMG, a exposição Tomos, que apresenta releituras de um atlas de anatomia humana do século 19, elaborado pelo médico Jean Baptiste Bougery e pelo ilustrador Nicolas Henri Jacob. 

A mostra é composta por fotografias digitais tiradas a partir de intervenções nas gravuras do livro. O trabalho artístico foi realizado por Wanda Tófani e Eugênio Paccelli Horta, professores da Escola de Belas Artes da UFMG. Enquanto ela faz a releitura das imagens a partir de bonecos de papel e frases sobre os fragmentos humanos expostos, ele utiliza desenhos bordados sobre tecidos, que interagem com os corpos anatomizados do livro. 

O professor Eugênio Paccelli Horta, da Escola de Belas Artes da UFMG, falou sobre a exposição em entrevista ao programa Conexões. 

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Ribeiro

A exposição Tomos está instalada no saguão e no corredor do Centro de Memória da Medicina. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita. O Centro de Memória fica no Campus Saúde da UFMG (Avenida Professor Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia). Após a exposição presencial, o material ficará disponível no site do Cememor.