Coberturas especiais

Projeto da Faculdade de Direito presta assessoria jurídica remota durante pandemia

Equipe do projeto Direito Vivo, da Divisão de Assistência Judiciária (DAJ), atende à população pelas redes sociais

Nesse período de distanciamento social por conta da Covid-19, membros do projeto Direito Vivo, da Divisão de Assistência Judiciária (DAJ) da Faculdade de Direito da UFMG, têm atendido às pessoas que precisam de orientação jurídica pela internet. Entre os esclarecimentos que têm sido prestados, estão dúvidas sobre como receber o auxílio emergencial.

App da Caixa para pedido do auxílio emergencial
App da Caixa para pedido do auxílio emergencial Leonardo Sá / Agência Senado

A iniciativa, existente na Faculdade desde 2016 com atendimentos presenciais, se adaptou, desde o fim de março, para realizar atendimentos emergenciais pelas redes socais e pelo site da DAJ. A equipe que faz os atendimentos virtuais conta com estudantes do curso de direito da UFMG, que já haviam feito esse tipo de atendimento remoto em períodos de férias letivas.

A advogada e coordenadora do projeto Direito Vivo, Natália Cristina Chaves, explica que já havia combinado com os alunos vinculados ao projeto de se reunirem de forma remota, por meio de aplicativos, como o Whatsapp e o Zoom, durante a pandemia.

“Logo em seguida, veio o anúncio do governo da criação do auxílio emergencial. Eu propus que criássemos um plantão emergencial para tirar dúvidas da população”, afirmou a professora do  Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial, da Faculdade de Direito da UFMG, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 28.

O projeto, que contava inicialmente com 15 alunos da UFMG, além de dois orientadores e da coordenadora, hoje conta com 50 estudantes. “Com o aumento da demanda, o projeto foi crescendo e outros alunos se voluntariaram para ajudar”, explica Natália Chaves.

A professora destaca que a experiência propiciada pelo trabalho voluntário permite aos alunos vivenciar o direito na prática. “O direito existe para aliviar sofrimentos, solucionar conflitos. O contato [do aluno] com as necessidades da população é muito importante para que eles entendam quais são as dificuldades enfrentadas por ela e sejam mais sensíveis quando forem exercer suas profissões no futuro”, avalia.

Como obter assistência
O e-mail para contato é dajufmg.atendimentoremoto@gmail.com, e as solicitações são respondidas normalmente em um prazo de 24 horas.O trabalho também pode ser acompanhado pelo Facebook e pelo Instagram.

Dúvidas sobre o auxílio emergencial devem ser esclarecidas pelo site do projeto Direito Vivo. Basta preencher o formulário disponível no site, com a dúvida. Há também dois números de telefone, para atendimento pelo aplicativo Whatsapp: (31) 99923-4677 e (31) 98438-7077.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Arthur Bugre