Internacional

Direito integra projeto global na área de economia do cuidado

Em seminário nos EUA, Pedro Nicoli apresentará perspectivas de valorização jurídica para atividades tidas como subalternas

Grupo da Faculdade de Direito reflete sobre a valorização jurídica de atividades domésticas e ligadas ao cuidado
Grupo da Faculdade de Direito reflete sobre a valorização jurídica de atividades ligadas ao cuidado Portal EBC

Categoria emergente que perpassa as ciências sociais, humanas e da saúde, a economia do cuidado é alvo de um projeto global que será lançado na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, em workshop marcado para a próxima semana (2 a 5 de abril). A UFMG é uma das instituições reunidas nessa rede, que envolve pesquisadores dos EUA, da França, da Holanda, da Itália, da Rússia, do México, da Inglaterra, da Índia, do Canadá e do Senegal. 

O professor Pedro Gravatá Nicoli, da Faculdade de Direito, participará do evento, no qual apresentará as perspectivas de valorização jurídica (regulação das profissões e inclusão previdenciária) do trabalho de cuidado no Brasil e na América Latina. “Essa categoria parte do princípio de que existe uma dependência inexorável dos cuidados em algum momento da vida e que determinadas funções ligadas ao trabalho doméstico ou reprodutivo e ao cuidado de crianças e idosos são subalternas”, afirma Nicoli, que, na pós-graduação em Direito, orienta estudos no âmbito da linha Trabalho e Democracia. “Nossa intenção é refletir sobre como levar essas atividades socialmente marginalizadas ao centro das discussões jurídicas”, analisa o professor.

Ação plurianual 
A plataforma que será lançada no seminário internacional The value of love: global perspectives on the economy of care (O valor do amor: perspectivas globais na economia do cuidado) reunirá estudiosos de várias disciplinas e regiões para estruturar uma proposta de ação plurianual a ser executada por grupo de trabalho internacional e interdisciplinar. Segundo o professor Nicoli, o projeto pretende potencializar o conhecimento produzido no Hemisfério Sul, onde a atividade informal e de subsistência tem mais peso social, com o objetivo de valorizar as modalidades de trabalhos de cuidado.

O seminário é organizado pelas professoras Jocelyn Olcott, da Universidade de Duke, e Marija Bartl, da Universidade de Amsterdã. Dele participarão especialistas de áreas como sociologia, economia, direito, história, antropologia, psicologia, ciência política, estudos de gênero e sexualidade.

Mais informações podem ser consultadas no site do evento.