Teoria da Deriva inspira sétima edição do Jogo do Livro, na FaE

Inscrições de ouvintes podem ser feitas até 8 de novembro, data de início do evento

Mostra de livros de artistas na Biblioteca Universitária realizada em 2014
Mostra de livros de artistas na Biblioteca Universitária realizada em 2014 Foca Lisboa / UFMG

De 8 a 11 de novembro, a Faculdade de Educação (FaE) recebe o 7º Jogo do Livro e o 2º Seminário latino-americano: palavras em deriva. Interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até o dia 8 por meio de formulário, disponível na internet. O valor e os procedimentos para inscrição estão disponíveis no site do evento.

Nesta edição, o Jogo do Livro é inspirado na Teoria da Deriva, do escritor francês Guy Debord. “Tal como nas cidades, assim como em outros contextos geográficos, derivas podem oferecer aos leitores uma experiência radical do texto poético, uma vez que são roteirizadas pela intuição e pelo coração selvagem do acaso, conduzindo-os ao mundo fabuloso das palavras e transformando-os em nômades visionários, tanto em contexto escolar quanto em outros espaços”, explicam os organizadores em texto de apresentação do evento.

O Jogo do Livro ocorre a cada dois anos. De acordo com a organização, a edição de 2017 visa promover a reflexão sobre o texto poético e as possibilidades que decorrem das relações entre oralidade e escrita.

O escritor Antonio Risério fará a conferência de abertura do evento. No mesmo dia, o escritor Ricardo Aleixo realiza uma performance poética. A programação – que conta com oficinas, conferências, mesas-redondas, lançamento de livros e relatos de experiências – pode ser consultada aqui.

Aberto a qualquer pessoa que se interesse pelo tema, o evento tem como público-alvo professores da educação básica e do ensino superior, estudantes de graduação e pós-graduação – especialmente de pedagogia, letras, belas-artes, ciência da informação e design – e escritores, ilustradores, bibliotecários, editores e críticos literários.

O Jogo do Livro é promovido pelo Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL), que integra o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), órgão complementar da Faculdade de Educação (FaE). Mais informações podem ser obtidas no site do evento ou pelo e-mail jogodolivro@gmail.com.