Arte e Cultura

Fale ganha painel inspirado na 'Divina comédia'

Grafite é uma homenagem ao poeta Dante Alighieri, morto há quase 700 anos

A Faculdade de Letras da UFMG (Fale) ganhou um mural inspirado na obra A divina comédia, de Dante Alighieri. O grafite produzido pelo artista italiano radicado no Brasil Piero Bagnariol, com apoio de Bernardo Amaral e Leandro Noronha, é uma homenagem antecipada às celebrações do 700º aniversário da morte do poeta. 

O painel pintado no saguão de entrada da Unidade integra a programação da 20ª Semana da Língua Italiana no Mundo, promovida pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte. O tema escolhido em 2020 é A língua italiana entre palavra e imagem: grafites, ilustrações, quadrinhos. A pintura foi realizada nos dias 13, 14 e 15 de outubro.

Semana da Língua Italiana
A Semana da Língua Italiana no Mundo ocorre de 19 a 25 de outubro, com diversos eventos on-line, como webinários e exibição de filmes. Além de escolhida para receber o grafite, a UFMG atuou na legendagem de um minicurso de quadrinhos criado em italiano pelo quadrinista e ilustrador Giacomo Traini. O trabalho foi desenvolvido por estudantes do curso avançado de italiano da Fale, com a colaboração da professora Rosalba Principato. A programação da Semana está disponível no site do Consulado da Itália em Belo Horizonte.

Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Alexia Melo e Antônio Soares (imagens) e Ravik Gomes (imagens e edição de imagens)