Pesquisa e Inovação

Faculdade de Medicina integra rede internacional de pesquisa sobre o novo coronavírus

Unidade abriga um dos dois grupos brasileiros que colaboram com estudos desenvolvidos pela Covid-19 Prevention Network

SARS-CoV-2 isolado de um paciente nos EUA. Na imagem gerada por microscópio eletrônico de transmissão, as partículas do vírus emergem da superfície das células cultivadas em laboratório
Sars-CoV-2 isolado de um paciente nos EUA; na imagem gerada por microscópio eletrônico de transmissão, as partículas do vírus emergem da superfície das células cultivadas em laboratório NIAID-RML / Fotos Públicas / CC BY-NC 2.0

A Faculdade de Medicina da UFMG passou a integrar a rede Covid-19 Prevention Network (CoVPN), criada para oferecer respostas à pandemia do novo coronavírus. Apenas dois centros brasileiros foram selecionados para esse trabalho mundial. O outro é o Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com sede no Rio de Janeiro.

O trabalho na Unidade é conduzido pelo Grupo de Pesquisa em HIV/aids em Crianças, Adolescentes e Gestantes, coordenado pelo professor Jorge Andrade Pinto, do Departamento de Pediatria. “Essa é a principal rede global que conduzirá os estudos da fase 3 das vacinas candidatas à prevenção da infecção pelo Sars-CoV-2”, afirma o professor Andrade. “É uma satisfação integrar uma rede internacional de ponta que busca abrir caminhos para sairmos da pandemia”, acrescenta.

O primeiro estudo do qual a Faculdade de Medicina participa como centro colaborador é o CoVPN 5001, ensaio clínico que busca compreender a infecção e a resposta imunológica ao Sars-CoV-2 em adultos. Para isso, reunirá voluntários com apresentação clínica variável de infecção recente.

“Serão recrutados participantes assintomáticos, com sintomas leves não hospitalizados e hospitalizados – eles podem se deslocar entre os grupos se os sintomas piorarem ao longo do estudo”, explica o professor. Oitocentos participantes serão avaliados por cerca de 60 centros de pesquisa localizados nos EUA, no Peru e na África do Sul, além do Brasil.

Ao compreender o curso clínico da infecção, principalmente no seu início, será possível sugerir eventuais marcadores de proteção que podem ser usados na avaliação da eficácia de vacinas para a covid-19. De acordo com o professor Jorge Andrade, esse primeiro estudo representa uma base importante para os ensaios da fase 3, com início previsto para setembro próximo na Faculdade de Medicina.

A rede
O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA (National Institute of Allergy and Infectious Diseases, NIAID) foi responsável pela criação da rede CoVPN para estudar vacinas e anticorpos monoclonais para combater o vírus.

Com capacidade de pesquisa global, a CoVPN inclui a Rede de Ensaios de Vacinas contra o HIV (HVTN), o Consórcio de Pesquisa Clínica de Doenças Infecciosas (IDCRC) e a Rede de Ensaios de Prevenção do HIV (HPTN).

Integram o grupo de pesquisa da Faculdade de Medicina, além de Jorge Andrade Pinto, os professores Flávia Ferreira, do Departamento de Pediatria, Helena Duani e Júlia Caporali, do Departamento de Clínica Médica, e Mario Dias Correa e Patrícia Teixeira, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia.

O grupo é composto de equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, epidemiologistas, biólogos, assistentes sociais e técnicos, além de um comitê comunitário formado por representantes da sociedade civil.

Deborah Castro / Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina