Faculdade de Medicina sedia simpósio sobre IA

Com discussões sobre ética e abordagem multidisciplinar, evento, agendado para o dia 9, inaugura atividades do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde

vav
A programação inclui palestras e anúncio de projetos que estão sendo financiadosDivulgação

A Faculdade de Medicina sediará, no dia 9 de novembro, a partir das 15h, o simpósio Inteligência artificial para a saúde: Oportunidades e desafios. O evento, que terá lugar no Salão Nobre, marca o início das atividades do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde).

Na ocasião, serão anunciados os primeiros projetos sobre inteligência artificial (IA) aplicada à saúde, contemplados por edital. O financiamento pode chegar a R$ 400 mil por projeto. O encontro incluirá, ainda, palestra sobre ética no contexto da IA, que será ministrada pela professora Laura Candiotto, da Universidade de Pardubice, na República Tcheca.

Estarão presentes representantes do governo estadual, da Reitoria da UFMG, da Unimed e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Interessados podem se inscrever no site do evento. O simpósio será transmitido no canal do CIIA-Saúde no YouTube.

O simpósio terá participarão de gestores de serviços de saúde, pesquisadores, estudantes e outros interessados das comunidades interna e externa. Um dos focos da iniciativa é a formação de pesquisadores na área de IA. “Essa é uma oportunidade de despertar interesse de graduandos e pós-graduandos na área da tecnologia em saúde. E também uma chance de aproximar a ciência do mercado e do Estado, que conhecem os problemas atuais como ninguém”, completa a coordenadora de Educação e Difusão do Conhecimento do CIIA-Saúde, Zilma Reis, que é professora da Faculdade de Medicina.

As pessoas presentes ao evento concorrerão, por sorteio, a 10 bolsas para o Curso Informativo em Ciência de Dados do CIIA-Saúde.

Competitividade
O professor Virgílio Almeida, emérito da UFMG, é o pesquisador responsável pelo Centro. Para ele, o desenvolvimento de tecnologias em IA no país garante sua competitividade no plano internacional. “Os estudos nessa área são uma necessidade vital para a saúde pública e suplementar. Vimos, na pandemia, como as tecnologias ampliam o atendimento. Os projetos não substituem o elemento humano, mas auxiliam os profissionais”, argumenta.

A experiência da UFMG com projetos de IA em saúde foi um dos pontos cruciais para a escolha da Universidade como uma das sedes nacionais de inovação no setor. Entre os projetos já avançados, estão a tecnologia que usa luz de LED para calcular idade gestacional de bebês e a rede neural artificial que estima a idade de uma pessoa por meio do eletrocardiograma.

CIIA-Saúde
O Centro foi contemplado em edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), publicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Um de seus principais objetivos é desenvolver e transferir soluções inovadoras para o mercado, por meio de pesquisa básica e aplicada, contribuindo para formação de mão de obra qualificada, aumento da competitividade das empresas brasileiras e o bem-estar social.

Alguns dos resultados esperados são o desenvolvimento de protótipos de soluções de IA, prestação de serviços para empresas privadas e setor público, criação de novas empresas com foco em IA e saúde, publicação de artigos científicos, formação de mestres, doutores e pesquisadores de pós-doutorado e capacitação de profissionais.

Outras informações estão publicadas no perfil do projeto no Instagram e também podem ser solicitadas em contato com o endereço iasaudeufmg@gmail.com.

Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina